Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

O programa de metas e o povo na rua

Publicada em 25/06/2013 às 10:42 | por Colunista Convidado

Artigo de Claudinho Nascimento

Jundiaí deve se beneficiar com a nova onda de manifestações que invadiram as cidades do Brasil. Depois de permanecer calada, uma parte da população decidiu ir às ruas, fazer várias reivindicações. Muitas vezes, apenas apresenta indignação, mas sem uma pauta definida para que possa ser cobrada, das autoridades de fato responsáveis. Em alguns casos, apenas como crítica a esse ou àquele governante. Muito embora, a percepção do povo é que as coisas não estão bem, e algo tem que ser mudado. Muito justa a presença do povo na rua, afinal, o Estado, em todos os seus poderes, vem falhando com a população. A realidade do Brasil mostra os tres poderes a serviço de um sistema que beneficia poucos.

Em Jundiaí, o protagonismo deste povo que reivindica uma cidade melhor, pode ser facilitado com a aplicação do “Programa de Metas”, que entra em vigor nos próximos dias. O programa, fruto de conquista de pessoas e organizações da cidade, foi aprovado recentemente, e prevê que o Executivo apresente suas prioridades, ações estratégicas e indicadores. O povo poderá ter acesso a informações oficiais do governo sobre as metas em determinado período.

É fácil durante a campanha prometer muitas coisas, mas agora, com o programa, o governo terá que exibir os compromissos eleitorais e o cumprimento dos mesmos. Além disso, terá também que explicar o porquê de determinada ação, e por último, respeitar o Plano Diretor da cidade. Grande oportunidade para o povo guiar os destinos de Jundiaí.

Das ruas para a mesa de negociação com o executivo, para a Câmara Municipal e para o Ministério Público. Se precisar, para as ruas de novo. Este deve ser o caminho. O “Programa de Metas” passa a ter uma relevância importante na busca de uma cidade melhor, dentro deste contexto. A participação Popular direta é fundamental para o sucesso do programa. Os novos tempos demonstram novos ares para a cidade e, se o povo se apossar do “Programa de Metas”, e exigir sua aplicação integral, quem ganhará será a própria população.

Quando o povo está presente, como peça principal da construção de uma sociedade, e quando um governo fornece ferramentas para esta participação popular, o resultado só poder bom. A democracia nos oferece a oportunidade de buscar nossos direitos e também nos coloca alguns deveres. Querer uma cidade melhor, onde a população possa ter melhores serviços públicos, é um desses nossos deveres.

Com o povo, Jundiaí irá de fato crescer para o lado certo, o lado do bem estar de cada um de seus moradores, com respeito ao meio ambiente e atenção à integridade humana. Jundiaí do futuro, meta por meta, conquista por conquista, que seja uma cidade no nível do seu povo.

 

* Claudinho Nascimento é Jornalista, radialista e Coordenador da Pastoral Fé e Política da Diocese de Jundiai

Colunista Convidado

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/o-programa-de-metas-e-o-povo-na-rua/