ONG quer compromisso da Câmara
25/12/2008

COBRANÇA Vereadores serão convidados a assinar intenções
A ONG Movimento Voto Consciente pretende selar com os candidatos à presidência da Câmara de Jundiaí compromissos para o mandato dos próximos dois anos. Para isso, promove o primeiro debate entre os políticos que concorrem ao cargo. O evento está marcado para o dia 29 dezembro, segunda-feira, a partir das 19 horas, na sede da Associação dos Aposentados de Jundiaí.
Nessa data, os vereadores devem assinar termos para cumprir o Programa de Metas Legislativas proposto pela entidade e entregar carta de propostas para o biênio legislativo. “São instrumentos de cobrança da sociedade”, analisa o coordenador da ONG, Henrique Parra Parra Filho.
O debate terá três blocos, divididos em perguntas da própria ONG, perguntas entre os candidatos e questões elaboradas pelo público presente. “Para definir quem são os prováveis candidatos, utilizamos matérias do JJ Regional, dos dias 13 e 20 do mês passado”, afirma Parra Parra. À época das reportagens, o tucano José Galvão Braga Campos, o Tico, já era tido como provável presidente da Câmara. Enivaldo de Freitas, o Val (PTB), vereador mais votado nas eleições de 2008, ainda tentava sustentar a candidatura de alguma forma.
A situação atual, porém, está ainda mais definida para o lado de Tico. Val já confirmou a retirada da candidatura em e-mail enviado à imprensa. O vereador do PSDB conseguiu adesão de toda a base aliada e só não receberá votos da oposição, que decidirá entre o lançamento da candidatura de Marilena Negro (PT) e Fernando Bardi (PDT).
As bancadas petista e pedetista já estabeleceram pauta com propostas, caso assumissem o cargo principal na Mesa Diretora. Dentre os itens, constam alteração da Lei Orgânica para o fim do nepotismo cruzado (contratação de parentes de agentes públicos entre Prefeitura e Câmara); realização de duas sessões ordinárias semanais, com mudança de horário das 9 horas para as 18 horas; Tribuna Livre dentro da pauta da Ordem do Dia; e aumento do tempo de fala dos vereadores durante apresentação de projetos de lei.
Na bancada aliada não há nenhum sinal, no entanto, sobre comparecimento de Tico no debate. “Segunda e terça-feira fizemos contatos com os gabinetes de todos os vereadores, mas não há confirmação da presença de todos ainda”, afirma Parra Parra. Ele não descarta a participação de representantes dos candidatos, caso não seja possível a presença do tucano.
THIAGO GODINHO
fonte: JJ
Deixe uma resposta