Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

ONG quer compromisso da Câmara

Publicada em 27/12/2008 às 13:03 | por Voto Consciente Jundiai

VOTO CONSCIENTE

25/12/2008

RUI CARLOS COBRANÇA Vereadores serão convidados a assinar intenções

COBRANÇA Vereadores serão convidados a assinar intenções

A ONG Movimento Voto Consciente pretende selar com os candidatos à presidência da Câmara de Jundiaí compromissos para o mandato dos próximos dois anos. Para isso, promove o primeiro debate entre os políticos que concorrem ao cargo. O evento está marcado para o dia 29 dezembro, segunda-feira, a partir das 19 horas, na sede da Associação dos Aposentados de Jundiaí.

Nessa data, os vereadores devem assinar termos para cumprir o Programa de Metas Legislativas proposto pela entidade e entregar carta de propostas para o biênio legislativo. “São instrumentos de cobrança da sociedade”, analisa o coordenador da ONG, Henrique Parra Parra Filho.

O debate terá três blocos, divididos em perguntas da própria ONG, perguntas entre os candidatos e questões elaboradas pelo público presente. “Para definir quem são os prováveis candidatos, utilizamos matérias do JJ Regional, dos dias 13 e 20 do mês passado”, afirma Parra Parra. À época das reportagens, o tucano José Galvão Braga Campos, o Tico, já era tido como provável presidente da Câmara. Enivaldo de Freitas, o Val (PTB), vereador mais votado nas eleições de 2008, ainda tentava sustentar a candidatura de alguma forma.

A situação atual, porém, está ainda mais definida para o lado de Tico. Val já confirmou a retirada da candidatura em e-mail enviado à imprensa. O vereador do PSDB conseguiu adesão de toda a base aliada e só não receberá votos da oposição, que decidirá entre o lançamento da candidatura de Marilena Negro (PT) e Fernando Bardi (PDT).

As bancadas petista e pedetista já estabeleceram pauta com propostas, caso assumissem o cargo principal na Mesa Diretora. Dentre os itens, constam alteração da Lei Orgânica para o fim do nepotismo cruzado (contratação de parentes de agentes públicos entre Prefeitura e Câmara); realização de duas sessões ordinárias semanais, com mudança de horário das 9 horas para as 18 horas; Tribuna Livre dentro da pauta da Ordem do Dia; e aumento do tempo de fala dos vereadores durante apresentação de projetos de lei.

Na bancada aliada não há nenhum sinal, no entanto, sobre comparecimento de Tico no debate. “Segunda e terça-feira fizemos contatos com os gabinetes de todos os vereadores, mas não há confirmação da presença de todos ainda”, afirma Parra Parra. Ele não descarta a participação de representantes dos candidatos, caso não seja possível a presença do tucano.

THIAGO GODINHO

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/ong-quer-compromisso-da-camara/