Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

ONG recebe sugestão para lançar novo movimento

Publicada em 11/02/2009 às 09:13 | por Voto Consciente Jundiai

Terça-feira, 10 de fevereiro de 2009 2:46:00
Idéia é que seja implantada, em Jundiaí, a campanha Adote um Prefeito

Roberta de Sá

A ONG (Organização Não-Governamental) Voto Consciente mal lançou a campanha Adote um Vereador e já começou a receber sugestões para também implantar em Jundiaí o movimento Adote o Prefeito. A idéia vem da oposição, mais especificamente do vereador Durval Orlato (PT).

A campanha que propõe a fiscalização dos 16 legisladores pela internet foi apresentada oficialmente ontem pelo grupo. O objetivo é que cidadãos, jornalistas, instituições e até escolas escolham um vereador, acompanhem o trabalho dele e façam um blog, onde serão colocadas as informações para que outros eleitores saibam o que o parlamentar está fazendo pela cidade. O objetivo é que o blog fique dentro da página da wikia (um espaço aberto na internet para o lançamento de informações de diversos assuntos) que poderá ser acessada pelo site www.vereadores.wikia.com.

Apesar da iniciativa ainda nem ter adeptos, já que a divulgação começou agora, Durval acredita que a campanha só ficará completa se o prefeito Miguel Haddad (PSDB) também for fiscalizado. Para ele, a ONG deve igualmente estimular esse “outro lado” do movimento.

Nas 13 cidades brasileiras em que a campanha foi implantada, por enquanto, apenas os vereadores foram adotados.

Aliados do prefeito desaprovam a idéia


A sugestão de Durval Orlato para expandir a campanha não agradou vereadores aliados de Miguel Haddad.

“Eu vejo como desnecessário”, afirma Silvinho Ermani (PV). “O vereador já faz esse papel de fiscalizar o chefe do Executivo.”

No entanto, ele vê como positiva a iniciativa da população em acompanhar e lançar na internet o trabalho dos vereadores. “Somos representantes do povo e essa é uma forma de verem o que estamos fazendo.”

Já o presidente da Câmara, José Galvão Braga Campos, o Tico (PSDB), não quis comentar nem a campanha Adote um Vereador. “Não vou falar sobre isso. É uma postura que eu adotei.”

O prefeito também nada quis falar sobre a idéia do oposicionista.

Para o presidente da ONG Voto Consciente, Henrique Parra Parra Filho, o Adote o Prefeito é uma iniciativa que pode ser estudada e aplicada no futuro. “Primeiro temos que nos concentrar na campanha de vereadores”, prega.

Aumento de verba é votado


Os vereadores de Jundiaí votam hoje um projeto que aumenta em 30% a verba repassada pela prefeitura para o Instituto Luiz Braille.

Com o acréscimo, a entidade vai receber cerca de R$ 231,2 mil para atender portadores de deficiências visuais e usuários encaminhados pela rede da saúde pública do município para consultas oftalmológicas.

O convênio ainda é da época do ex-prefeito Ary Fossen (PSDB). Outro projeto da administração passada que precisa de aprovação é a alteração na lei que trata do Conselho Municipal de Transportes.

Os legisladores também apreciam, a partir das 9h, o projeto que proíbe clubes e estabelecimentos como hotéis e empresas de contratar empresas clandestinas de transporte de passageiros e prevê advertência e multa ao infrator. No entanto, o valor não está especificado.

fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/ong-recebe-sugestao-para-lancar-novo-movimento/