Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

ONGs tiram dúvidas com Bigardi

Publicada em 15/10/2009 às 18:55 | por Voto Consciente Jundiai

>PARQUE DA SERRA

15/10/2009

MARCELO LANGUE Reunião, ontem à noite, na Câmara de Jundiaí

Reunião, ontem à noite, na Câmara de Jundiaí

O deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) apresentou ontem à noite, na Câmara Municipal, seu Projeto de Lei (PL) que propõe a criação do Parque Estadual da Serra do Japi. Diversas entidades e ONGs de Jundiaí e Região estiveram presentes na reunião, a primeira prevista pelo deputado.

Durante a apresentação, os representantes de ONGs puderam tirar suas dúvidas com relação ao projeto e sua amplitude. A principal dúvida foi em relação a sua implantação. Bigardi comentou que outras reuniões como a de ontem estão previstas nas outras cidades que compõem a Serra, como Cajamar, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus. “Pretendemos também visitar as ONGs e entidades interessadas em conhecer o projeto estamos abertos para convites para apresentá-lo. Pretendemos ainda levar o PL até escolas técnicas de meio ambiente para que os estudantes possam sugerir, opinar e questionar o projeto”, explicou Bigardi.

Durante a apresentação, Bigardi falou também da forte pressão imobiliária que ameaça a reserva ambiental da serra. “Com a criação do Parque Estadual a área de restrição máxima ao uso e ocupação será aumentada e incidirá sobre os quatro municípios. Com o aumento da área protegida haverá uma freada na ocupação desordenada.” Além disso, o deputado afirmou que, após protocolar o projeto na Assembleia, pediu às comissões que analisarão o texto para que a tramitação fosse realizada de forma lenta. “Com isso conseguiremos tempo para analisar, receber sugestões e conversar com todos os envolvidos com meio ambiente. Depois dessa fase faremos uma audiência pública e se tivermos que alterar ou acrescentar algo no texto dará tempo.”

A audiência pública sobre o projeto deverá ser realizada ainda este ano, já que o deputado espera que o texto entre em votação na Assembleia ainda no primeiro trimestre de 2010. “Essa é nossa expectativa.” Entre os presentes estavam representantes de ONGs como SOS Animal, Caminho Verde, Mata Ciliar, entre outros. A Prefeitura de Jundiaí foi convidada para participar do debate, mas nenhum representante foi enviado pelo Executivo.

ALINE PAGNAN

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/ongs-tiram-duvidas-com-bigardi/