Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Oraci prevê diálogo ‘fácil’ com vereadores este ano

Publicada em 06/01/2009 às 16:43 | por Voto Consciente Jundiai

Terça-feira, 06 de janeiro de 2009 3:28:00
Secretário acha que prefeitura conseguirá aprovar maioria dos projetos

Roberta de Sá


O novo secretário de Assuntos Parlamentares, Oraci Gotardo, prevê um ano fácil para a aprovação de projetos de Miguel Haddad (PSDB) na Câmara de Jundiaí.

Depois de cinco anos afastado do Legislativo, o ex-vereador volta para fazer parte do cenário político de Jundiaí e tem a missão de realizar a ponte entre a prefeitura e a Câmara.

“Será um desafio, mas como a maioria dos vereadores [14] e o presidente da Casa [José Galvão Braga Campos, o Tico], é da base da situação, o trabalho ficará mais fácil”, acredita.

“Mas é lógico que não podemos mandar projetos ruins para a Câmara”, diz Oraci, que pela primeira vez ocupa um cargo no alto escalação da prefeitura.

Oraci Gotardo pretende seguir os passos do ex-secretário Ari Castro. Toda terça-feira ele planeja acompanhar na Câmara Municipal as sessões e quer ter bom contato com a oposição.

“Vereador é vereador, independente do lado político. Todos querem o melhor para a cidade, assim como o prefeito”, afirma.

Projetos urgentes vão continuar
Oraci Gotardo, por enquanto, não prevê mudanças na sua secretaria. “Estou me situando ainda e depois pensarei nisso”, fala.

Apesar da principal critica da oposição ser o envio de projetos para serem aprovados em regime de urgência, no entanto, a prática deve continuar.

“O próprio governo federal manda decretos que travam a Câmara dos Deputados. Aqui não é diferente. Tem coisas que precisam ser analisadas rapidamente.”

Gotardo só adianta que pretende reivindicar à Câmara um pouco mais de agilidade na tramitação dos projetos. “Dá para melhorar”, fala.

O novo secretário já foi assessor de Miguel Haddad na FDE (Fundação de Desenvolvimento da Educação) e um dos “soldados” na campanha eleitoral tucana.

“Apesar de ser comerciante, fui escolhido por fatores como amizade e muita experiência como vereador [exerceu dois mandatos].”

Saber dialogar é a receita
Embora Oraci Gotardo conheça bem a formulação e tramitação de projetos de leis, o ex-secretário de Assuntos Parlamentares, Ari Castro, diz que o principal para tocar a pasta é ter jogo de cintura.

“Ele tem que saber atender os vereadores, da situação e da oposição, e também falar ‘não’, quando for necessário”, afirma. Segundo ele, manter sempre o diálogo, ao invés de ser “um casca dura” também é fundamental.

“Às vezes os vereadores reclamam e pedem muitas coisas, porque o povo pede para eles. É importante conversar para esclarecer que nem tudo é possível fazer.”

Muitas vezes Ari travou discussões com a base da oposição, principalmente com os petistas, nos corredores da Câmara. Para ele, não será diferente com Gotardo.

“É o papel deles criticar. O novo secretário terá também que aprender a lidar com isso”, frisa.

“Mas pelo que tudo indica, a Câmara será tranqüila. O PT continuará o mesmo. Já o PDT diz que fará uma oposição moderada.”

fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/oraci-preve-dialogo-%e2%80%98facil%e2%80%99-com-vereadores-este-ano/