Outro Domingo
Num domingo chove-não-chove, o pouco sol que aparecia sobre a cidade pela manhã me chamou pra dar uma volta. Dentre as algumas opções por perto, resolvi conhecer a tal ciclofaixa nova na Avenida Luiz Latorre – que justamente funciona somente aos domingos. Pois bem, chove-não-chove, mas era domingo.
No café da manhã li a coluna do Ferreira Gullar, que contava a história – não muito original – de um homem idoso passeando pelos calçadões movimentados de Copacabana. (Me lembrei do filme Copacabana, de Carla Camurati, em que Marco Nanini interpreta Alberto, um fotógrafo que lida com a nostalgia na velhice, dentro do apartamento e pelas ruas do bairro). Seja nos Globo-filmes, seja nas Globo-novelas ou nas Globo-colunas do Ferreira Gullar, sempre invejamos aquele cenário em que as pessoas ocupam a orla, a beira-mar.
Não teve jeito, saí de casa com aquele contexto martelando. No entanto, por óbvio, logo descartei qualquer relação estética com a cena-filme carioca, com exceção das minhas expectativas de ver a avenida jundiaiense movimentada pelas pessoas a pé, em bicicletas, skates, entre outros, nos seus exercícios físicos ou passeios matinais, da mesma forma que são feitos naquelas avenidas do Rio de Janeiro.
Cheguei à Latorre. Chegou a frustração. A ciclofaixa estava ocupada por carros. Apenas eu e mais um casal insistíamos em dividir aquele espaço com todas aquelas velocidades. Depois de muitas buzinas, uma senhora ao volante gritou: “a prioridade nessa faixa é minha, pode me dar licença?”. Claro. Afinal, o errado era eu, que estava apenas a pé. E que esperava, alienado pelas imagens Globais, as pessoas atravessando de outra forma uma avenida.
Depois das outras buzinas, fui investigar: a ciclofaixa estava desativada bem naquele dia. Restou-me voltar pra casa, imaginando outro domingo em que o Gullar – de outra forma – inspire outras pessoas a darem outra resposta para aquela ou outra senhora.
- Eu, Cidadonos - 24/09/2015
- Fazer política em Jundiaí - 25/01/2013
- As vitrines e o cinema - 25/12/2012
Affe, por que raios uma ciclofaixa que só funciona aos domingos é fechada em um domingo?
Pelo que entendi, você estava mencionado a CICLOFRAUDE.