Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Para Ab’Saber, parque é um erro

Publicada em 09/03/2010 às 15:32 | por Voto Consciente Jundiai

> TOMBAMENTO DA SERRA
9/3/2010

O geógrafo e professor universitário Aziz Nacib Ab’Saber esteve em Jundiaí na noite de ontem para ministrar uma palestra e comemorar os 27 anos de tombamento da Serra do Japi. Sua primeira frase sobre a possibilidade da criação de um Parque Estadual na Serra do Japi foi: “Isso é uma burrice muito grande e uma vaidade muito perigosa.” O projeto de criação do parque é de autoria do deputado estadual Pedro Bigardi, que não esteve presente ao evento de ontem, mas enviou representante.

“O Estado não tem condições de administrar e aceitar uma coisa dessas. Para existir um parque é preciso que 30% da área seja ocupada e isso vai contra o tombamento da Serra. Enquanto eu viver, não vou deixar isso ser possível”, concluiu o professor. Ab’Saber foi personagem de participação decisiva no processo de tombamento em 1983, já que na época era presidente do Condephaat. Sua condução foi decisiva na argumentação para a conclusão dos processos de tombamento da Serra em Jundiaí e também da Serra do Mar.

“Quando estudei a Serra do Japi, me deparei com uma mágica da natureza tropical. A floresta conseguiu sobreviver em um solo arenoso. Por isso é tão importante preservá-la.” A criação do Parque Estadual da Serra do Japi está sendo criticada por várias entidades. Na última semana, a Fundação SOS Mata Atlântica apontou que o Estado não é o melhor agente para a preservação da Serra. Amanhã o tema será debatido no Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). O deputado não foi encontrado para comentar as declarações de Ab’Saber.

ALINE PAGNAN

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/para-absaber-parque-e-um-erro/