Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Partidos se estruturam para 2010

Publicada em 27/12/2009 às 19:59 | por Voto Consciente Jundiai

>ELEIÇÕES

27/12/2009

As eleições do ano que vem ainda não fomentam grandes embates em Jundiaí, mas os partidos já estão se estruturando fisicamente para disputar o pleito. O próprio PCdoB, principal opositor do PSDB jundiaiense, quer começar o ano com uma nova sede na cidade. O PTB, partido em que há maior número de filiados em Jundiaí, também planeja um escritório regional para a legenda. Os demais já articularam uma sede, como o PV (Partido Verde) que inaugurou um escritório em novembro.

Presidido pelo atual superintendente da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), Eduardo Santos Palhares, o PV quer aproveitar a força de sua bancada na Câmara Municipal, formada por três vereadores, para lançar candidato próprio em Jundiaí. O partido entende também que após a filiação da ex-senadora Marina Silva deva conseguir mais filiados na cidade. Com a bandeira do meio ambiente, a legenda – fortalecida nas últimas eleições municipais – pretende criar uma imagem mais colada à Marina Silva, já que historicamente tem apoiado os tucanos no âmbito municipal.

O PT de Jundiaí, apaziguado pela eleição de Paulo Eduardo Malerba para o diretório municipal, pretende chegar a um consenso nas eleições, lançando apenas dois candidatos para as esferas nacional e estadual. O próprio Malerba afirma que o diretório está amadurecido. “É um momento novo. Estamos mais unidos e entendemos que as disputas não agregaram nada ao partido no passado.”

Tucanos – O presidente do diretório municipal PSDB, Sérgio Del Porto Santos, afirma que a situação é confortável para o partido. Mesmo com a pressão para o governador José Serra adiantar sua candidatura oficial à Presidência da República, os tucanos jundiaienses estão em compasso de espera, embora já mantenham conversas e pesquisas sobre os futuros candidatos. Ainda não há nem consenso em relação ao número de candidatos que serão lançados. O próprio prefeito Miguel Haddad (PSDB) não quer participar das discussões neste momento, por entender que é uma decisão meramente partidária.

No PMDB, o presidente do partido, Armando Fadigatti, promoveu um expurgo nos filiados, que antes somavam 2.800 nomes e hoje não passam de mil. “Queríamos ficar somente com os filiados que respiram o PMDB.” Ele foi um dos apoiadores da reeleição de Orestes Quércia para a presidência do partido na esfera estadual, fortalecendo uma futura indicação municipal.

O PDT, comandado pelo sindicalista João Henrique dos Santos, também promoveu recenseamento entre os seus filiados e realizou uma reestruturação para as eleições de 2010. O presidente do PTB, Ari Castro Nunes, planeja novas ações em Jundiaí, com a criação de uma sede regional. Atualmente, o partido funciona em um escritório do próprio responsável pela legenda, mas ele quer se articular regionalmente para garantir mais espaço para o ano que vem.

ARIADNE GATTOLINI
Notícias relacionadas:

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/partidos-se-estruturam-para-2010/