Pedestre é o alvo de Scaringella
18/1/2009

Secretário sente na pele a realidade jundiaiense
Proteger e facilitar a vida do pedestre já estão entre as prioridades para o trânsito de Jundiaí nos próximos quatro anos. A constatação foi feita pelo novo secretário de Transportes da cidade, Roberto Salvador Scaringella, após ‘tour’, acompanhado pelo JJ Regional, na região central da cidade e bairro Ponte São João. “Em todo lugar onde falta espaço o pedestre vem em primeiro lugar numa escala mundial, já que é o elemento mais vulnerável no contexto do trânsito”, analisa.
As estreitas ruas do Centro são vistas como obstáculos por Scaringella, que adiantou, enquanto disputava espaço com pedestres nas ruas: “Dá, sim para alargar essas calçadas”.
Para esse projeto dar certo, o secretário já ambiciona integração total com outras pastas, como Obras e Serviços Públicos. “Estou sentindo muito entrosamento, uma sintonia grande mesmo entre os secretários nestes primeiros dias”, narrou, ele que é um dos únicos a não ter ocupado pastas em Jundiaí durante outros mandatos.
Na escala de prioridade prevista por Scaringella, o transporte coletivo está em segundo lugar, seguido do transporte de cargas. Por último estão os carros particulares. “Não é descaso com os motoristas de automóveis. Nessa escala, que o mundo todo pratica, todos serão beneficiados.”
Para realizar o trabalho na secretaria, Scaringella já sabe que não contará com um número expressivo de funcionários. De São Paulo, ele já trouxe o diretor de trânsito: Mauro Mazzamati. Ambos trabalharam na Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) da capital. “Não sei se vou trazer mais ninguém. Mas, estou impressionado com a qualidade do pessoal daqui.”
Apesar de já ter conhecido parte das necessidades de Jundiaí no setor, o secretário prefere não revelar o que pretende fazer a longo prazo. “Já vi muita coisa, mas ainda não é hora de falar. Queremos apresentar o problema já com a solução.”
Viaduto da Ponte – Também acompanhado do JJ Regional, Scaringella esteve no viaduto São João Batista, onde confirmou: a construção de uma nova ponte entre o bairro e o centro da cidade é uma das primeiras recomendações do prefeito Miguel Haddad (PSDB) à sua pasta. “A solução abrange não só a Ponte São João. Temos de analisar isso no contexto de uma área muito maior do que a desse novo viaduto”, analisa. “Havia muitos estudos sobre a área já. Não estamos partindo do zero.”
Modelo – O engenheiro e jornalista Scaringella, que atua na área desde 1968, tem planos ambiciosos para a cidade. Ele não mede palavras para determinar seu objetivo. A meta é que Jundiaí sirva de modelo para o resto do Brasil. Para isso, lançará mão de tecnologias que já implantou em São Paulo. “Lá, os problemas e soluções são os mesmos. Só aumenta o número de carros e gente.”
O otimismo do titular dos Transportes acontece pouco tempo após o anúncio de seu nome como secretário na cidade. Na sua chegada, havia afirmado “ter apenas conhecimento de visitante da cidade”. Com reuniões, debates, apresentações e troca de idéias, como previa, já começa a desenhar o futuro local na área.
Ele já conversou, inclusive, com o novo superintendente da TVE e sugeriu a inserção de programas de educação no trânsito na grade da emissora educativa. “Usar a educação é importante, porque o grande desafio é conscientizar as pessoas sobre segurança e comportamento seguro.”
THIAGO GODINHO
fonte: JJ
Deixe uma resposta