Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Pedro Bigardi, deputado do PC do B, protocola projeto para criação de parque estadual, sob administração do Instituto Florestal José Arnaldo de Olive

Publicada em 23/08/2009 às 19:18 | por Voto Consciente Jundiai

Sexta-feira, 21 de agosto de 2009 18:08
Pedro Bigardi, deputado do PC do B, protocola projeto para criação de parque estadual, sob administração do Instituto Florestal

José Arnaldo de Oliveira
Agência BOM DIA

Depois da ação consorciada entre os municípios da Serra do Japi, anunciada pelo prefeito Miguel Haddad (PSDB) em junho, um projeto de criação do Parque Estadual da Serra foi anunciado na quinta pelo deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB).

O projeto pode colocar a área tombada (191,7 milhões de hectares) sob administração do Instituto Florestal do Estado, em convênio com as prefeituras de Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus.

Em julho, um estudo feito pelo Instituto Serra do Japi, dirigido pelo secretário de Obras, Sinésio Scarabello, defendeu proposta semelhante. “Já trabalhamos juntos e algumas posições coincidem”, afirma Bigardi.

Em casos extremos, os proprietários particulares podem ser retirados de suas áreas, mas alternativas de uso sustentável serão discutidas em debates previstos nos quatro municípios até o fim do ano e em plano de manejo da área, se for criada a reserva biológica existente em Jundiaí, com 16 milhões de hectares no topo da serra, seria mantida.

Fale com o deputado
Pelo telefone (11) 2709-0965/ 0966

Parque é previsto desde 1959
O prefeito Vasco Venchiarutti desapropriou a primeira área de nascentes, com 4 km, em 1959. Dez anos depois, o primeiro Plano Diretor de Jundiaí preservou acima da cota de 900 m de altitude. Em 1979, passeatas tomaram as ruas pela serra. Em 1983 foi tombada no Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

E em 1991 foi criada a Reserva Biológica, em 1998 regulamentada a Área de Proteção Ambiental e no ano passado o Plano de Manejo da Rebio.

“É uma área ecotonal, pois tem ligações com cada tipo de ecossistema do entorno, e por isso manter seus corredores de ligação”, diz João Vasconcellos Neto, zoólogo da Unicamp e especialista na serra.

fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/pedro-bigardi-deputado-do-pc-do-b-protocola-projeto-para-criacao-de-parque-estadual-sob-administracao-do-instituto-florestal-jose-arnaldo-de-olive/