Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Pela Ordem 26/10

Publicada em 26/10/2009 às 09:58 | por Voto Consciente Jundiai

> CENA POLÍTICA
26/10/2009

Voto aberto I – Será votada em primeiro turno, na sessão de amanhã, a proposta de emenda à Lei Orgânica que prevê votações abertas na análise de vetos do prefeito. De acordo com as declarações feitas em audiência pública na última semana, os vereadores devem aprovar por unanimidade a iniciativa. Após um prazo dez dias, o projeto volta à pauta para votação em segundo turno. Então, segue para o Executivo.

Voto aberto II – Cabe à administração elaborar um projeto de resolução a ser enviado à Câmara para que o Legislativo elabore uma emenda à lei. O secretário de Assuntos Parlamentares, Oraci Gotardo, calcula que todo este processo deve demorar mais de um mês – por isso, é provável que o voto aberto só comece a valer no ano que vem. O projeto foi apresentado pelo vereador Paulo Sérgio Martins (PV). No Legislativo, sobrou pressão em cima da ideia.

Aprovação – Também será votada amanhã em primeiro turno outra proposta de emenda à Lei Orgânica, de autoria de Durval Orlato (PT), que modifica a forma de aprovação de leis. Segundo o texto, as que tratam do Código Tributário e do Código de Obras e Edificações, entre outras, precisam do voto da maioria para passar. Já as que falam do Plano Diretor, do Código Ambiental e da Lei de Proteção dos Mananciais precisam de um quórum de dois terços dos vereadores.

Para brincar – Os vereadores ainda votam, na sessão desta terça-feira, o projeto de autoria do Executivo que autoriza convênio com a fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) para execução do projeto Brincar, de inserção do brinquedo e da brincadeira na educação infantil. O convênio é assinado pelo secretário de Educação, Francisco Carbonari.

Mesmo grupo – O PMDB realizou convenção nacional pelo País. Em Jundiaí, por ter concorrido chapa única, continua o mesmo grupo à frente da Executiva e do Diretório Municipais, sob o comando de Armando Fadigatti. Em relação a 2010, há planos do partido para concorrer com dois nomes – um para a Assembleia e outro para a Câmara Federal. “Temos bons nomes, mas estamos cautelosos. A fase ainda é de estudo”, afirmou Fadigatti, ontem à tarde.

Nome forte – O ex-Rei Momo do Carnaval jundiaiense e presidente do PSOL local, Vanderlei Victorino, o B.A., se tornou nome forte da legenda na Região. Em 2008, ele saltou da candidatura ao Legislativo para a disputa pela Prefeitura. Mesmo tendo ficado em último lugar na votação, o socialista marcou seu espaço. Sobre as eleições do ano que vem, B.A. não confirma a participação, mas também não esconde que está na mira do partido.

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/pela-ordem-2610/