Pesquisa e Investigação social apontam locais para receber bicicletários
A campanha #hackbike7406 quer instalar um bicicletário cidadão no centro Jundiaí, dando o pontapé para uma rede de estacionamentos para bicicletas a ser financiado por cidadãos, comerciantes e, claro, a Prefeitura. A ideia é fazer valer a lei 7406 de 2010, cujo objetivo era obrigar que locais muito movimentados tivessem bicicletários, mas que ainda não saiu do papel.
Para fazer isso da maneira mais responsável e cuidadosa possível, lançamos uma pesquisa para que as pessoas apontassem os locais do centro que preferencialmente deveriam receber bicicletários. Em apenas um dia e meio, 100 pessoas responderam.
Além disso, fizemos uma investigação social no centro, analisando o critério que guiou a Prefeitura na colocação das caçambas de lixo e observando pontos de menor passagem de pedestres ou onde os bicicletários não causarão problemas.
Fica bastante clara a diretriz de colocar as caçambas junto a outros obstáculos, notadamente as lixeiras. Como já constitui ponto de desvio, e por consequência área de desvio para os pedestres, outros mobiliários podem ser colocados em vez de obstruir outros pontos que estejam livres. Seguiremos este critério.
Proposta de bicicletário para servir ao Polytheama, Pinacoteca e Câmara Municipal. Junto à lixeira (seguindo diretriz das caçambas).
Aqui o bicicletário poderia ficar no asfalto, próximo à guia, onde hoje há pintura branca e tartarugas. Mas ainda precisaremos verificar viabilidade de instalação.
O bicicletário poderia ficar na continuidade das vagas para motocicletas, tomando um pequenino espaço da faixa de pedestre que é bastante larga. Mas ainda precisaremos verificar viabilidade de instalação.
O bicicletário poderia ficar próximo ao hidrante, respeitando a sinalização de recuo e ainda dando um bom espaço para não atrapalhar possíveis usos que ele tenha. Mas ainda precisaremos verificar viabilidade de instalação.
Proposta de bicicletário para a Praça da Matriz, ao lado da base da Guarda e junto à lixeira (seguindo diretriz das caçambas). O ponto teria bastante segurança e serviria bem o comércio da Barão.
Proposta de bicicletário para a Praça da Matriz em ponto com obstáculo (canteiro de jardim e poste), seguindo diretriz utilizada para as caçambas.
Proposta de bicicletário para a Praça da Matriz em ponto com obstáculo (canteiro de jardim), seguindo diretriz utilizada para as caçambas.
Proposta de bicicletário para a Praça da Matriz em trecho (linha preta no solo) de baixa circulação relativa de pedestres e em ponto com muito espaço ao redor. Bicicletário ficaria bem perto do ponto de táxi, aumentando a segurança e servindo bem o comércio da Rosário.
Proposta de bicicletário para o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão” em ponto com obstáculo (poste), seguindo diretriz utilizada para as caçambas.
Já enviamos estas informações para a Secretaria de Transportes, pedindo sugestões ou propostas de ajuste pois não queremos fazer nenhuma instalação equivocada.
Deixe uma resposta