Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Piadinhas, gafes, discussão e falta de quórum na sessão

Publicada em 10/06/2009 às 12:55 | por Voto Consciente Jundiai

Veja aqui como votou cada vereador

Duas sessões depois de “dar graças a Deus”, porque o vereador José Dias (PDT) havia dispensado a palavra do grande expediente, Paulo Sérgio (PV) voltou a protagonizar desentendimentos com o pedetista.

O delegado, que ocupava a presidência, se irritou quando José Dias pediu palavra para falar sobre os projetos de denominação. O vereador do PV, que presidia a sessão, já havia cobrado outras vezes para que Dias mantivesse o foco da discussão, motivo novamente alegado nesta terça-feira. Dias ironizou as reclamações de Paulo Sérgio: “agradeço as palavras de Vossa Excelência.” Em seguida a sessão foi suspensa.

A primeira gafe foi de Marcelo Gastaldo (PTB), 1° Secretário da casa, que iniciou a leitura do Pequeno Expediente enquanto os vereadores registravam presença. Paulo Sérgio, cometeu dois deslizes (se confundiu na votação e proclamou o resultado errado e depois pulou um item na Ordem do Dias) e se justificou dizendo: “é muita pressão” e “eu queria deixar a Ana por último porque os últimos serão os primeiros”, arrancando risos dos outros vereadores e dos presentes na sessão.

No final da Ordem do Dia, quando os vereadores deveriam votar a moção de José Dias, porém apenas Marilena Negro (PT), Val (PTB) e Fernando Bardi (PDT), estavam presentes no plenário. Val, que ocupava a presidência no momento, procedeu à verificação de quórum duas vezes, dentro dos cinco minutos regimentais, mas como ninguém mais apareceu deu a sessão por encerrada.

OS PROJETOS

O primeiro item a ser analisado, foi mais um parecer contrário da Comissão de Justiça e redação a um projeto de José Dias. O parecer desfavorável ao Projeto de Resolução que obriga a colocação de um desfibrilador nas dependências da Câmara foi aprovado.

Em seguida foi derrubado o veto ao projeto de Val, que obriga a colocação de câmeras em balcões de atendimento do setor publico.

Em seguida o veto ao projeto de Gustavo Martinelli (PSDB), que limitava o tempo de atendimento nos supermercados, foi mantido, com 9 vereadores votando a favor do veto. Antes da votação, o tucano afirmou na tribuna que todos estavam à vontade para votar como quiserem e num desabafo, afirmou: “Sou jovem, mas não sou moleque”.

O PL 10.166/2008, de Val, foi retirado para, segundo seu autor, pudesse ser melhorado e reapresentado oportunamente.

Também foi aprovado projeto de Fernando Bardi, que exige coleta seletiva de lixo na realização de eventos. Segundo seu autor, os organizadores utilizam toda infra-estrutura da prefeitura, mas não arcam com a manutenção do local.

MATÉRIA APRECIADA NA 19.ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 9 DE JUNHO DE 2009

1. PARECER CONTRÁRIO DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO AO PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 746/2008 – JOSÉ CARLOS FERREIRA DIAS – Prevê nas dependências da Câmara Municipal desfibrilador automático externo-DEA (desfibrilador cardíaco). (APROVADO)

2. VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI N.º 10.123/2008 – ENIVALDO RAMOS DE FREITASPrevê, nas repartições públicas em que haja balcão de atendimento do público, câmeras de monitoramento. (VETO TOTAL REJEITADO)

3. VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI N.º 10.194/2009 – GUSTAVO MARTINELLI – Altera a Lei 2.016/73, para exigir dos supermercados atendimento nos caixas no tempo que especifica. (VETO TOTAL MANTIDO)

4. PROJETO DE LEI N.º 10.233/2009 – SÍLVIO ERMANI – Denomina “Rua ELVIRA ROSA DE OLIVEIRA” a Rua 8 do loteamento Jardim Ipanema (Jardim Copacabana). (APROVADO EM PREFERÊNCIA)

5. PROJETO DE LEI N.º 10.272/2009 – ROBERTO CONDE ANDRADE – Denomina “Rua MARCIONILIA ROSA DOS SANTOS” a Rua 3 do loteamento Sítio dos Companheiros (Bairro Rio Acima). (APROVADO EM PREFERÊNCIA)

6. PROJETO DE LEI N.º 10.306/2009 – DOMINGOS FONTE BASSO – Denomina “Rua THOMAZ LUIZ” a Rua 21 do Conjunto Habitacional “João Mezzalira Júnior”. (APROVADO EM PREFERÊNCIA)

7. PROJETO DE LEI N.º 10.166/2008 – ENIVALDO RAMOS DE FREITAS – Altera a Lei 6.877/07, para prever nas escolas distribuição do Estatuto da Criança e do Adolescente aos pais dos alunos. (RETIRADO)

8. PROJETO DE LEI N.º 10.229/2009 – PAULO SERGIO MARTINS – Regula contratação, pelas casas noturnas, de serviço de vigilância. (APROVADO)

9. PROJETO DE LEI N.º 10.305/2009 – FERNANDO MANOEL BARDI – Exige coleta seletiva de lixo e medidas de educação ambiental para obtenção de licença ou autorização para realização de eventos. (APROVADO)

10. MOÇÃO N.º 34/2009 – ANA TONELLI – Apelo ao Governo Federal por revisão da Lei 9.610/98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e regulamenta a atualização do Escritório Central para Arrecadação e Distribuição-ECAD. (APROVADA)

Veja aqui como votou cada vereador

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Uma resposta para “Piadinhas, gafes, discussão e falta de quórum na sessão”

  1. Avatar patt disse:

    Achei essa sessão bem agitada com o negócio do Zé Dias e Paulo Sérgio.
    Contudo, o mais intrigante foi o final, em que grande parte dos vereadores não compareceu no último projeto DA ORDEM DO DIA, nem para esclarecer o porquê à população, se eram ou não a favor do projeto, enfim…
    E ainda há a crítica à ONG Voto Consciente pela impossibilidade de seus voluntários ficarem até o final do grande expediente, devido ao horário que consome, além da manhã, o período da tarde.
    Deixo aqui meus questionamentos sobre…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/piadinhas-gafes-discussao-e-falta-de-quorum-na-sessao/