Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Plano Diretor Jundiaiense e a Copa do Mundo.

Publicada em 15/02/2011 às 16:03 | por Henrique Parra Parra Filho

Artigo publicado em 2010.

Nos longínquos primeiros meses deste 2010 discutimos na cidade o seu Plano Diretor. É impressionante como a Copa – e mais ainda sua derrota – faz correr o tempo e nos surpreende com um ano em sua reta final.

Bem, para alguns jundiaienses especialmente preocupados com os rumos desta cidade, já havíamos começado o campeonato mundial com um gosto de derrota, não futebolística, mas por uma lei que decidiu o que será feito aqui (é isso que um Plano Diretor faz), sem nem ouvir seus próprios cidadãos.

Basta recordar que um abaixo-assinado com mais de três mil assinaturas precisou ser feito para que uma mísera Audiência Pública fosse realizada pela Prefeitura e que, mesmo assim, nela não houve espaço para participação real dos presentes.

Como atestou a ONG Voto Consciente: “pelos critérios do Ministério das Cidades nosso Plano Diretor tirou nota 3,2 em participação popular”. Sobraram declarações de “sabemos o que estamos fazendo” e “os que nos criticam querem o mal da Seleção, ops, cidade” e faltaram audiências, publicidade e transparência.

Mas, assim como há a esperança de ganharmos aqui, em 2014, havia outra, de corrigirmos os rumos locais. Iniciamos a torcida pelo Brasil com a promessa pública de que em Agosto, uma nova revisão seria feita, desta vez ouvindo os jundiaienses e promovendo sua participação. Começa agora nossa decisão local e esperamos que uma terceira derrota não venha.

Para os que adentraram este artigo esperando alguma relação criativa entre nossa cidade e o campeonato mundial, arrisco uma; Que nosso governo não continue com a filosofia dunguista de centralizar decisões e não ouvir o povo, que lá, pedia Hernanes, Neymar e Ganso e aqui, participação.

Henrique Parra (@parrahenri) é voluntário da ONG Voto Consciente que, desde 2006, acompanha e fiscaliza os trabalhos da Câmara Municipal e que, em 2010, promoveu mobilização com 60 mil jundiaienses pelo voto de qualidade nas eleições.

Avatar

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/plano-diretor-jundiaiense-e-a-copa-do-mundo/