Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Plenário passa por reforma em 2010

Publicada em 09/12/2009 às 09:33 | por Voto Consciente Jundiai

>LEGISLATIVO

9/12/2009

FABIANO MAIA Banheiros, piso e partes elétrica e hidráulica serão reformados a partir de 2010, sob a orientação de Tico: sessão morna

Banheiros, piso e partes elétrica e hidráulica serão reformados a partir de 2010, sob a orientação de Tico: sessão morna

O prédio da Câmara de Jundiaí, na área onde hoje são realizadas as sessões e audiências públicas, passará por uma reforma estrutural no próximo ano. Piso, banheiros, cadeiras e janelas serão modificados com o objetivo de atender duas necessidades: segurança e meio ambiente. A informação foi passada ontem, durante a sessão ordinária, pelo presidente da Casa, José Galvão Braga Campos, o Tico (PSDB). Garantir a acessibilidade de portadores de deficiência física também está entre as metas do projeto.

A sede do Legislativo (que hoje conta com um anexo, onde ficam os gabinetes dos vereadores) foi fundada em 1971. Sob orientação do Corpo de Bombeiros, Tico vai organizar a reforma nas dependências do plenário. O piso altamente inflamável e os sistemas elétrico e hidráulico antigos serão trocados. “Precisamos fazer algumas adequações pensando também nos portadores de deficiência física. Não há banheiros na parte de baixo do prédio, por exemplo, mas só em cima.”

As cadeiras, tanto para o público quanto para os vereadores, também serão alteradas. Tico ainda quer fazer da Câmara um ambiente ecologicamente correto, modificando o sistema de iluminação e as torneiras, por exemplo. “O papel do presidente é zelar pelo bem público. As adequações são necessárias.” Segundo o presidente da Casa, há verba para a obra. “Hoje usamos somente pouco mais da metade do orçamento que temos (algo em torno de R$ 20 milhões).” O JJ Regional apurou que há R$ 720 mil disponíveis para contrução, ampliação e reforma da Câmara no Orçamento de 2010.

Tranquilidade – Os vereadores tiveram uma sessão tranquila ontem. Eles decidiram manter os três vetos do Executivo a projetos de lei apresentados pela Casa. Antônio Carlos Pereira Neto, o Doca (PP), esperou a manutenção do veto sobre o projeto que incluía o ‘Cerco de Jericó’ no Calendário Municipal de Eventos para reapresentar o item, sem a emenda que o tornava ilegal.

“Havia colocado uma emenda determinando que o Cerco deveria ser realizado no Parque da Uva. A Prefeitura, corretamente, vetou o projeto. Esperei-o e coloquei de novo na pauta”, explicou Doca. O projeto foi aprovado em urgência e por unanimidade. Foi aprovado também o projeto de resolução da Bancada do PT que permite discussões e justificativas de voto em vetos. Marilena Negro (PT), uma das autoras do item, aproveitou para pedir que o decreto que vai mudar o horário das audiências públicas para a noite seja votado ainda este ano – e não após o recesso.

“O PT faz um apelo para que conduzam este gesto ainda este ano.” Os parlamentares disseram sim ao projeto do Executivo que institui o Calendário de Datas Comemorativas Ambientais. Ele estabelece datas como o Dia da Serra do Japi, comemorado em 8 de março, e a Semana do Rio Jundiaí, realizada na quarta semana do mês de setembro. José Carlos Ferreira Dias (PDT), o Zé Dias, teve aprovado o projeto que exige caixa eletrônico com opção de uso por deficiente visual em bancos. Já Júlio César de Oliveira, o Julião (PSDB), conseguiu incluir a ‘Festa e Semana do Padroeiro Senhor Bom Jesus’ no Calendário de Eventos .

ROBERTA BORGES

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/plenario-passa-por-reforma-em-2010/