Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Políticos pregam respeito ao regimento no caso de Várzea

Publicada em 24/05/2009 às 11:52 | por Voto Consciente Jundiai

ANTECIPAÇÃO DAS ELEIÇÕES

23/5/2009

VALTER TOZETTO JR. A LEI MANDA Ana Tonelli é contra mudança, mas a favor do regimento

A LEI MANDA Ana Tonelli é contra mudança, mas a favor do regimento

O presidente da Câmara de Jundiaí, José Galvão Braga Campos, o Tico (PSDB), e os ex-presidentes, Luiz Fernando Machado (PSDB) e Ana Tonelli (PMDB), são unânimes em afirmar que “a maioria do Plenário deve ser respeitada” no caso que pode culminar na antecipação da Mesa Diretora do Legislativo de Várzea Paulista.

Para os políticos de Jundiaí, o regimento interno, mesmo que alterado recentemente, deve ser respeitado e, se a maioria decidir, o pleito para o biênio 2011/2012 poderia ocorrer agora. “Eu sempre sou pelo regimento. Se é permitido e a maioria do colegiado quer assim, não vejo problemas”, afirmou Tico, que enfatiza: “A questão lá é mais política do que técnica”.

Segundo o vereador tucano, o fato pode, inclusive, abrir precedentes para outras Câmaras. “É um fato novo e até interessante. Mostra uma divisão na Câmara de Várzea, mas precisa ver até onde vai a força dessa oposição”, disse. Na opinião de Tico, fato semelhante não teria chance de ocorrer em Jundiaí devido à relação entre a base de sustentação e o prefeito Miguel Haddad (PSDB). “Lá, faltou conversa, o que não é o caso de Jundiaí. Agora, eles precisam ver se a mudança não vai prejudicar a população daquela cidade.”

O atual vice-prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, concorda que a decisão em plenário deve ser respeitada. “Vejo uma atitude política muito habilidosa desse grupo e um enfraquecimento tanto do presidente da Câmara (Nei Lumes) quando do prefeito (Eduardo Pereira)”, analisa.

Sem articulação – Para Machado, faltou articulação entre o Executivo e a maioria do Legislativo daquela cidade. “Não passa pela minha cabeça o outro grupo ter deixado passar essa mudança regimental sem olhar o que estava acontecendo.” A vereadora e ex-presidente do Legislativo jundiaiense, Ana Tonelli, opina contrariamente à mudança, apesar de reforçar o respeito ao regimento. “Se a maioria concordou, está de bom tamanho. Mas, se fosse meu caso, preferiria à moda antiga e esperar as eleições no seu tempo certo.”

O caso – Na última semana, o presidente da Câmara de Várzea Paulista, Claudinei Lumes (PT), foi obrigado a cumprir determinação judicial e manter na pauta da sessão ordinária a leitura em Plenário do projeto para alterar a data do pleito interno. Os vereadores Silas Zafani (PTB), Mauro Aparecido (PV), João Victor, o Bé (PT do B), Ivan Sada (PPS), Silso das Neves (PRB) e J. Ramiro (PR) querem antecipar de dezembro de 2010 para junho de 2009 a eleição para a presidência e distribuição da nova Mesa Diretora e Comissões Permanentes. O grupo de cinco vereadores contrários à antecipação das eleições considera o projeto de resolução um ‘golpe branco’.

THIAGO GODINHO

Notícias relacionadas:

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/politicos-pregam-respeito-ao-regimento-no-caso-de-varzea/