Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

População está menos tolerante a corrupção

Publicada em 18/01/2009 às 10:53 | por Voto Consciente Jundiai

Dados da Controladoria Geral da União (CGU) revelam que 73 prefeitos não foram reeleitos no Brasil nas últimas eleições devido a indícios de corrupção ou irregularidades graves detectadas em suas cidades. Apesar dessa demonstração contrária à corrupção da população, 122 prefeitos envolvidos nas mesmas práticas ainda foram reeleitos.

Para o secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro, a população está menos tolerante a corrupção. A avaliação dele é baseada nos números de auditorias que a Controladoria realiza desde 2005. Foram feitas auditorias em 660 municípios, sendo que em 195 deles, foi identificada pelo menos uma irregularidade grave ou indício de corrupção. Dessas cidades, 122 reelegeram seus governantes, contra 73 que optaram por renovar o poder municipal.

As principais irregularidades encontradas foram de direcionamento de licitação ou restrição à competitividade, não comprovação de gastos e de saques e uso de notas fiscais frias. De acordo com levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, em cidades que a CGU apontou indícios de corrupção e nas quais os prefeitos concorreram novamente ao cargo, a reeleição foi de 62,5%. A taxa média no País foi de 67%, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Segundo Luiz Navarro, um problema ainda grave é a falta de controle do Legislativo municipal, de controle interno da própria prefeitura e de controle social da imprensa local. A CGU publicou novos relatórios em dezembro de 2008, após as eleições. De 32 cidades com problemas, 23 prefeitos foram reeleitos. Um dos casos mais graves aconteceu em Itarema (CE), onde o prefeito reeleito pagou, em 2006, R$ 1,1 milhão por combustível do posto de gasolina de sua mãe.

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) também atua, com o apoio dos seus comitês espalhados pelo País (Comitês 9840), na denúncia de corrupção eleitoral e irregularidades. Qualquer pessoa pode procurar o Comitê 9840 de sua cidade para denunciar ou utilizar o formulário para denúncias disponibilizado no site do MCCE, no link “Como denunciar”.

Fonte: Assessoria de Comunicação SE-MCCE e Folha de S.Paulo
Assessoria de Comunicação – Comitê Nacional

fonte: MCCE

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/populacao-esta-menos-tolerante-a-corrupcao/