Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

População pode opinar na internet

Publicada em 15/07/2009 às 18:29 | por Voto Consciente Jundiai

CONSULTA PÚBLICA

14/7/2009

A Prefeitura de Jundiaí, segundo a Secretaria de Finanças, crê que esteja dando ao processo de elaboração do Orçamento Muncipal “um tratamento transparente e profissional, obedecendo o que reza a Lei de Diretrizes Orçamentárias”, comentou o secretário José Antônio Parimoschi, responsável pela apresentação dos dados aos vereadores, em recente audiência pública, na Câmara.

“A secretaria já disponibiliza os dados relativos às contas públicas do município na página da Prefeitura de Jundiaí na internet (www.jundiai.sp.gov.br) e está empenhada em desenvolver ferramentas cada vez mais eficientes e práticas, que assegurem a transparência e a participação popular durante a fase de elaboração da peça orçamentária, conforme nos manda o artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirma Parimoschi.

Na opinião do secretário, o processo que permite a participação direta da população “fortalece as relações com os cidadãos, aperfeiçoa a definição de políticas governamentais e é um elemento fundamental para a melhoria na gestão pública.”

Os dados colhidos até agora na pesquisa, por exemplo, dão especial relevo à preocupação que a população jundiaiense tem com a segurança. “E este detalhe está sendo levado em consideração pela administração no momento de distribuir os seus recursos e priorizar as suas ações, embora a segurança pública seja atribuição do Estado e seja compartilhada pela Prefeitura”, destaca.

Em razão disso, a Secretaria de Finanças de Jundiaí, segundo Parimoschi, criou o programa denominado ‘Consulta Pública Eletrônica’, que consiste na disponibilização na internet de questionário previamente elaborado para colher propostas dos cidadãos, que servirão como importante subsídio ao processo de elaboração do orçamento municipal.

Pode participar do link ‘Consulta Pública Eletrônica’ todo cidadão que se identificar e preencher os campos com seu nome completo, e-mail para contato e bairro onde mora. A periodicidade da consulta será anual, devendo ser realizada durante o processo de elaboração do orçamento municipal. Tabulados os dados, segundo os técnicos da Prefeitura, os resultados obtidos serão encaminhados para análise técnica de viabilidade pelas respectivas secretarias e órgãos responsáveis pelos apontamentos feitos pela população.

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

2 respostas para “População pode opinar na internet”

  1. Avatar Cassiano disse:

    Parabéns à Administração Municipal pela transparência e disponibilização da participação da população na elaboração do orçamento anual. São medidas dessa natureza que demonstram a seriedade do governo em continuar fazer a cidade se desenvolver cada vez mais.

  2. Avatar Fabiana disse:

    A iniciativa da Prefeitura Municipal em colocar em seu site uma ferramenta para a população poder opinar sobre o orçamento do município é demais louvável. Pena que as pessoas acabam por utilizar esse importante meio que é a internet apenas para o lazer e se esquecem de participar de algo tão relevante para a cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/populacao-pode-opinar-na-internet/