Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Portal Cidade Democrática busca mobilização cidadã

Publicada em 19/11/2009 às 09:00 | por Voto Consciente Jundiai

Talita Mochiute

Por meio de recursos da web 2.0, gerar mobilização em torno de temas públicos e coletivos. Esse é um dos principais objetivos do Cidade Democrática, portal lançado no final de outubro pelo Instituto Seva – entidade sem fins lucrativos cuja missão é fomentar a participação cidadã. No site os internautas podem apontar problemas e criar propostas para melhoria de seus municípios.

“Nossa proposta é que a tecnologia sirva para gestão do conhecimento das questões públicas. Além de reclamar e delegar, por que o cidadão não participa de fato? Não oferece sua cota? Esperamos contribuir para uma mudança de atitude da sociedade”, explica o idealizador do projeto, Rodrigo Bandeira, diretor do Instituto Seva.

Seguindo os princípios da Internet colaborativa, o Cidade Democrática possibilita que cidadãos, ONGs, empresas privadas e poder público criem livremente os temas. A demanda e a oferta não estão restritas às cidades. Os usuários podem apontar problemas e propor soluções relacionadas ao âmbito nacional, estadual, municipal ou até do bairro.

Ao postar o problema ou a proposta, o usuário pode receber apoios, comentários, sugestões, perguntas de outros internautas. Também pode se mobilizar por outras causas. Por exemplo, alguém propõe a criação de uma ciclovia em determinado bairro da cidade. Outro cidadão apoia a causa. No site, podem ainda descobrir uma ONG que atua na área. Justos realizam uma proposta e começam a fazer uma campanha online.

Os internautas cadastrados no portal conseguem ainda criar observatórios para seguir e participar de discussões sobre temas e localidades que tenham afinidade. De acordo com Bandeira, a ideia é que, além da mobilização, comece haver uma articulação entre os diferentes atores sociais para constituição de redes e encaminhamento das propostas.

Divulgação

Com a primeira versão beta criada em março, o site já conta com quase 500 participantes que fizeram mais de 350 propostas. A cidade mais ativa é de São Paulo. O tema com mais tópicos (40) é meio ambiente. Em seguida, estão os assuntos: cidadania (29), educação (23), transporte (22) e saúde (21).

Segundo o diretor do Instituto Seva, uma das estratégias para divulgação do portal é estabelecer parcerias com ONGs. “Com a criação de seus perfis, as entidades ajudariam a posicionar determinado tema e qualificar o debate. Também poderiam fomentar a articulação”.

Outra frente de divulgação é oferecer aos municípios a criação de um perfil. “A prefeitura teria um mapeamento das principais demandas da cidade e poderia apoiar as questões”, conta Bandeira.

O twitter é outro meio de disseminação do portal. A meta do Cidade Democrática é ter ao menos cinco mil participantes em todos o país até março de 2010.

fonte: Portal Aprendiz

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/portal-cidade-democratica-busca-mobilizacao-cidada/