Precisamos de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana!
Publicado originalmente em 25 de julho de 2011
A cada dia vemos mais prédios e condomínios e nossa cidade simplesmente reforça os incentivos para o veículo individual motorizado! A Nova 9 de Julho com uma pista a mais para…carros! Nenhum corredor de ônibus construído, nenhuma ciclovia, nenhum bicicletário. Desse jeito a cidade vai parar! Precisamos de um consistente PLANO DE MOBILIDADE URBANA!
Jundiaí incentivando a mobilidade sustentável e construindo caminhos melhores para todos segue esse itinerário:
- Ciclorotas e sinalização vertical nas imediações dos Terminais do SITU!
- As pessoas indo em 5~10mins até os terminais e encontrando bicicletários, armários e chuveiros.
- Depois, integram com um sistema de ônibus que usa corredores exclusivos nas avenidas e principais ruas, agilizando os trajetos!
- A integração entre ônibus, já dentro do sistema, seria feita por Bilhete Único.
Com nivelamento de vias, sinalização vertical e horizontal, armários, chuveiros e bicicletários, bem como a construção de corredores de ônibus, conseguiríamos impulsionar esse novo sistema em curto prazo! No médio, construção de ciclovias e de estacionamentos em torno dos terminais, para garantir a integração com quem precisa do carro para percursos maiores (condomínios distantes). O centro seria reservado para as pessoas e ciclistas,
Vejam a ideia no mapa:
É preciso disseminar mais e melhor a essência do plano de mobilidade, para que mais e mais cidadãos, munidos de convicção de esta é, sem dúvida, uma das soluções mais inovadoras em nosso município em termos de investimento público, possam também atuar como agentes multiplicadores e com isso, ganha-se força na direção de sua urgente reivindicação. Nesse sentido não apenas a bicicletada, mas todos os outros movimentos conjuntos terão um papel primordial na conquista das aprovações necessárias à sua realização. A seu favor, parece-me, já está boa parte da base governista municipal. Excelente sinal! Agora é consolidar a interlocução entre as outras bases envolvidas, para que um dos maiores sonhos para a cidade de Jundiaí possa, finalmente se tornar realidade.