Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Precisamos de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana!

Publicada em 24/06/2013 às 11:26 | por Henrique Parra Parra Filho

Publicado originalmente em 25 de julho de 2011

A cada dia vemos mais prédios e condomínios e nossa cidade simplesmente reforça os incentivos para o veículo individual motorizado! A Nova 9 de Julho com uma pista a mais para…carros! Nenhum corredor de ônibus construído, nenhuma ciclovia, nenhum bicicletário. Desse jeito a cidade vai parar! Precisamos de um consistente PLANO DE MOBILIDADE URBANA!

Jundiaí incentivando a mobilidade sustentável e construindo caminhos melhores para todos segue esse itinerário:

  1. Ciclorotas e sinalização vertical nas imediações dos Terminais do SITU!
  2. As pessoas indo em 5~10mins até os terminais e encontrando bicicletários, armários e chuveiros.
  3. Depois, integram com um sistema de ônibus que usa corredores exclusivos nas avenidas e principais ruas, agilizando os trajetos!
  4. A integração entre ônibus, já dentro do sistema, seria feita por Bilhete Único.

Com nivelamento de vias, sinalização vertical e horizontal, armários, chuveiros e bicicletários, bem como a construção de corredores de ônibus, conseguiríamos impulsionar esse novo sistema em curto prazo! No médio, construção de ciclovias e de estacionamentos em torno dos terminais, para garantir a integração com quem precisa do carro para percursos maiores (condomínios distantes). O centro seria reservado para as pessoas e ciclistas,

Construir um ambiente para as pessoas vai estimular a ocupação de dia e também à noite, revitalizando este espaço e dando impulsão para resgatar o patrimônio histórico! Estacionamentos nas pontas do Centro (fazendo um Prédio Estacionamento no antigo quartel e em alguns outros lugares) resolve o problema de falta de vagas.A ideia de fechar algumas áreas do centro para os carros é de reocupar o espaço público! Mudar zoneamento para incentivar empreendimentos culturais e serviços de lazer (bares, cafeterias, confeitarias, alamedas, restaurantes, teatros, teatro-oficinas, solares, casas de cultura etc)Lembrando que, com os corredores de ônibus, passagem mais barata, bilhete único, ciclorotas nos bairros e bicicletários nos terminais grande parte das pessoas chegará no centro com transporte público! PARTICIPE DO DEBATE: https://bit.ly/mobilidadejundiai

Vejam a ideia no mapa:

Ciclorotas, Bicicletários e Corredores de Ônibus num sistema integrado

Avatar

Leia mais sobre Outros

Uma resposta para “Precisamos de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana!”

  1. Márcia Pires Márcia Pires disse:

    É preciso disseminar mais e melhor a essência do plano de mobilidade, para que mais e mais cidadãos, munidos de convicção de esta é, sem dúvida, uma das soluções mais inovadoras em nosso município em termos de investimento público, possam também atuar como agentes multiplicadores e com isso, ganha-se força na direção de sua urgente reivindicação. Nesse sentido não apenas a bicicletada, mas todos os outros movimentos conjuntos terão um papel primordial na conquista das aprovações necessárias à sua realização. A seu favor, parece-me, já está boa parte da base governista municipal. Excelente sinal! Agora é consolidar a interlocução entre as outras bases envolvidas, para que um dos maiores sonhos para a cidade de Jundiaí possa, finalmente se tornar realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/precisamos-de-um-plano-de-mobilidade-urbana/