Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Prefeitura não tem previsão para cumprir lei

Publicada em 24/05/2009 às 11:58 | por Voto Consciente Jundiai

ANIMAIS

23/5/2009

CRISTINA HAUTZ MAIS TEMPO Secretário Maryssael de Campos não estabelece prazo para execução

MAIS TEMPO Secretário Maryssael de Campos não estabelece prazo para execução

A Prefeitura de Jundiaí ainda não tem prazo para cumprir lei, aprovada há 5 anos, que disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos na cidade. “Por se tratar de um assunto complexo, os estudos para regulamentação ainda estão em andamento”, explicou o secretário de Negócios Jurídicos, Gustavo Maryssael de Campos, por meio de nota oficial.

A norma voltou ao debate anteontem, durante a primeira reunião da Comissão Especial da Câmara de Jundiaí, que começou a apurar problemas relacionados aos animais domésticos e silvestres.

O autor do projeto que originou a lei, o vereador Júlio César de Oliveira, o Julião (PSDB), cobrou uma postura do Executivo em relação à aplicação da regra. “Fico espantado que apenas alguns artigos da lei estão sendo cumpridos pelo Executivo. É obrigação do Controle de Zoonoses cobrar isso”, afirmou, na última quinta-feira. A crítica chegou a causar mal-estar entre o parlamentar e o chefe da seção de Controle de Zoonoses, Carlos Ozahata. A mesma opinião do tucano tem a presidente do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Sônia Fonseca. Ela citou itens da norma como medida para melhorar a situação de cães e gatos. “A educação contra o abandono, o registro dos animais e a fiscalização a criadores e comércios de animais são fundamentais”, afirmou.

A regra aprovada em 2004 reúne sete capítulos e abrange vários aspectos do tema. Estabelece, entre outros tópicos, que todos os proprietários de cães e gatos residentes no município de Jundiaí deverão, obrigatoriamente, registrar seus animais em órgão público competente responsável e obriga a vacinação antirrábica, além de estabelecer, ao órgão municipal responsável pelo controle de zoonoses, a execução de programa permanente de controle reprodutivo de cães e gatos.

THIAGO GODINHO

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/prefeitura-nao-tem-previsao-para-cumprir-lei/