Prefeitura propõe Seminário em Abril, ambientalistas pedem debate permanente
Encontro de ontem na Secretaria de Planejamento foi assim: promessa de que o projeto a ser mandado para a câmara (ainda não foi divulgado) proibirá qualquer novo empreendimento e congelará os projetos em andamento em toda a serra, incluindo a zona de conservação.
Para retomar os debates, a Secretaria fará Seminário em Abril e, depois do Seminário, oficinas abertas para construção de propostas. Tudo isso veio em promessas, mas sem nenhum papel e, por vezes, parecendo que ainda é algo “em estudo”. Jaderson sugeriu retomar debate sobre o Seminário depois do carnaval. Dissemos não, ele aceitou, e na semana que vem faremos a primeira reunião sobre o assunto.
Durante todo o encontro, ONGs e ambientalistas presentes ressaltaram que um evento isolado não será suficiente para aprofundar os debates e garantir a construção da Lei da Serra. A Secretaria sinalizou que estudará outras ações. Ficam aqui algumas:
- Ser mais claro quanto ao prazo dado aos conselhos e sociedade
- Divulgar todas as propostas internas da Secretaria para fazer a gestão do conhecimento de forma transparente
- Facilitar oficinas de capacitação sobre o tema para conselheiros, ONGs e cidadãos interessados
- Realizar consulta pública pela internet, de forma 2.0 e não por questionário-resposta apenas
- Além de trazer especialistas de fora, consultar os especialistas jundiaienses (COATI, Mata Ciliar, Fórum Caxambu etc), que têm membros doutores especialistas no tema e no contexto local.
Apenas algumas das ideias apresentadas ontem e que aguardam respostas.
fonte: Jornal de Jundiaí
Deixe uma resposta