Prefeitura sustenta corte de árvores para Condema
Quinta-feira, 15 de outubro de 2009 05:48
Conselheiros agora veem trem de alta velocidade como nova preocupação
A Prefeitura de Jundiaí sustentou a necessidade de corte de 15 das 81 árvores da rua Anchieta, no Centro, durante reunião do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que voltou às atividades nesta quarta-feira.
Para Carlos Alberto Moraes, o China, ex-diretor do Departamento de Parques e Jardins da prefeitura, o laudo de especialistas externos sustenta a intervenção.
“São motivos variados [como fungos e inclinação extrema], mas já avançamos antes com a troca de cabos elétricos para diminuir podas de espécies com 55 anos de idade”, explicou.
Ele admitiu a ausência de um plano de arborização amplo na cidade, que exige um inventário das milhares de árvores na zona urbana.
O córrego do Mato, na avenida Nove de Julho, também é alvo de pedidos de esclarecimentos. “Temos que entender como a ciclovia prevista não vai interferir na vida existente”, diz o engenheiro Massao Ozakaki.
Mas foi o TAV (Trem de Alta Velocidade) que provocou alerta geral. “O diretor Antonio Panizza nos disse que o projeto é macro e não contempla todos os aspectos”, afirma a veterinária Vânia Nunes, do SOS Vida Animal. O obstáculo da futura obra, que deve ser acelerada pela Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, deve gerar contatos do Condema com os conselhos estadual e federal.
O conselho tem reunião extraordinária prevista para 29 de outubro.
fonte: BOMDIA
Deixe uma resposta