Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Primeiro Comunicado

Publicada em 28/12/2008 às 15:15 | por Voto Consciente Jundiai

Segue o comunicado oficial que enviamos aos jornais jundiaienses no dia 26/12.

Registramos aqui que os três jornais ( JJ, BOMDIA e JC) fizeram matérias, dando ótimo exemplo de bom jornalismo. Agradecemos o espaço reconhecendo a importância desse apoio para a divulgação do evento e para a tentativa de conseguir a participação de todos os candidatos.

_________________________________________

COMUNICADO AOS CANDIDATOS E À IMPRENSA.


O MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE é uma organização não governamental que acompanha as atividades da Câmara Municipal na cidade de Jundiaí, desde 2006.


Nossa missão é mostrar ao cidadão que seu dever na democracia é: Votar, Cobrar e Participar, e assim somar forças para solução dos problemas coletivos, participando no acompanhamento das atividades políticas no município.


É de conhecimento público que realizaremos, no dia vinte e nove de dezembro, um debate livre com os candidatos a Presidente da Câmara. O grande objetivo é de aprofundarmos a discussão sobre o poder legislativo municipal e saber, dos candidatos, quais são suas propostas e planos para a Presidência.


No dia vinte e dois de dezembro, às 14h30, protocolamos na secretaria da Câmara um convite a todos os vereadores e, em especial, aos prováveis candidatos a Presidência. Naquela data indicamos cinco nomes: Ana Tonelli, Enivaldo Ramos de Freitas, Fernando Bardi, José Galvão Braga Campos e Marilena Negro. Em seguida pudemos acompanhar a repercussão pública do evento, ao mesmo tempo em que tentávamos estabelecer contato telefônico com os vereadores.


Por não ter obtido êxito total nestas tentativas e, tomando como base nas matérias vinculadas em jornais jundiaienses, elaboramos este comunicado oficial, com o objetivo de preservar o debate para que seus objetivos já mencionados sejam alcançados.


“De repente, pode acontecer das pessoas que comparecerem no debate não concorrerem ao pleito propriamente dito. Eu não poderei comparecer, pois estarei viajando no dia, mas não posso afirmar que iria caso tivesse a disponibilidade. Na minha opinião, esse debate deveria ser realizado com a presença dos 16 vereadores”. Tico – Jornal da Cidade, 24/12/2008.

“(…) O PDT e o PT têm conversado muito e um novo encontro será realizado na sexta-feira, para darmos prosseguimento ao assunto da candidatura. Mas acredito que, como sempre ocorre, a definição será divulgada no momento do pleito”. Fernando Bardi – Jornal da Cidade, 24/12/2008.


Esses fragmentos nos dão os elementos para dois temas importantíssimos. O primeiro deles é a possível ausência do candidato Tico que “Apesar do debate, é nome certo para assumir cargo na Câmara”, palavras do Jornal de Jundiaí.


O comunicado que fazemos é um pedido oficial para a participação dos candidatos em nosso debate, pessoalmente ou por meio de representantes. Nesse sentido trazemos uma informação valiosa. A eleição não é apenas para Presidente da Câmara, mas também para a mesa diretora. É claro que há uma composição, uma espécie de chapa, e, sendo assim, pedimos que os candidatos que não puderem ir mandem como representantes os candidatos a primeiro vice-presidente ou segundo vice-presidente, enfim.


Nas palavras do próprio Tico: “Na minha opinião esse debate deveria ser realizado com a presença dos 16 vereadores”. – Jornal da Cidade, 24/12/2008.


Abrimos a participação, como representante do candidato a presidente, aos vereadores que integram a composição da próxima mesa diretora. Nossa intenção é garantir o importante e rico debate entre oposição e situação, e o entre representantes e representados. Sendo esse debate a base da democracia, método que os vereadores devem seguir, respeitar e fortalecer.


Esse ponto nos leva o segundo; As composições da mesa diretora e as próprias candidaturas só são definidas no dia da sessão.


Novamente aqui o Voto Consciente ressalta a importância do debate. Queremos trazer essa eleição, do ambiente fechado e dos bastidores para frente do público.


A eleição do Presidente da Câmara não deve excluir a população do debate, mas sim estimular a participação popular e a independência do Legislativo em relação ao Executivo.


Por isso, pedimos aos vereadores que antecipem a definição das candidaturas e mais, antecipem também a composição da mesa diretora. Dessa forma, e no atual contexto, teremos definida a escolha entre Marilena Negro, Fernando Bardi, o vereador Tico e/ou representantes partícipes de suas chapas.


Pedimos que os veículos de comunicação divulguem este comunicado; um pedido para que as eleições para Presidente da Câmara Municipal de Jundiaí não sejam realizadas somente nos bastidores, em sessões extraordinárias no primeiro dia do ano (data de muitas viagens), mas sim que criemos um espaço de debate, discussão de idéias entre os candidatos e participação do eleitorado, colaborando assim para a real independência dos poderes Executivo e Legislativo, desejo principal de nossa cidade e pressuposto democrático.


Esse Debate Legislativo é um primeiro passo para atingirmos esses objetivos e só os alcançaremos se todos os candidatos participarem, ou mandarem representantes. Terminamos reforçando nossa intenção de que os participantes assinem termos de compromisso: como o Programa de Metas Legislativas, desenvolvido por esse movimento, e Cartas de Propostas desenvolvidas pelos próprios candidatos.


Assim, mais do que saber qual vereador ganhará a eleição, todos os jundiaienses ganharão com uma Câmara Municipal mais eficiente, transparente e onde o cidadão tem espaço para participar.


Henrique Parra Parra Filho

Coordenador Geral

Movimento Voto Consciente- Jundiaí.
Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/primeiro-comunicado/