Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Professores poderão ter um assistente na sala em 2010

Publicada em 22/12/2009 às 15:10 | por Voto Consciente Jundiai

>EDUCAÇÃO

22/12/2009

MATEUS VIEIRA O secretário Francisco Carbonari garante mais professores e monitores

O secretário Francisco Carbonari garante mais professores e monitores

A Câmara de Jundiaí deverá discutir e votar, na sessão extraordinária de hoje, duas novas ações da Secretaria de Educação: a implantação de auxiliares de ensino em todas as classes de 1º ano a partir do ano que vem, por meio de convênios com faculdades e universidades, e um aumento autorizado de cargos para monitores de creche.

A intenção do secretário municipal de Educação, Francisco Carbonari, é colocar um auxiliar de ensino em cada um dos 400 primeiros anos do ensino fundamental em 2010. Estes auxiliares deverão vir de convênios firmados com instituições de ensino superior da cidade, que irão disponibilizar alunos a partir do segundo ano, preferencialmente dos cursos de Letras e Pedagogia.

A Prefeitura irá remunerar as instituições, que contratarão estes estagiários. “Pediremos que, a cada 20 alunos, a instituição disponibilize um tutor – que será o elo entre os estagiários e a coordenadoria pedagógica da Secretaria”, afirmou Carbonari. Este auxiliar irá se focar em alunos com mais dificuldade e será orientado pelo professor da sala. “Nosso gargalo está na alfabetização e, por isso, vamos investir mais neste processo pedagógico, a fim de recuperar defasagens”, explica Carbonari.

O secretário enfatiza ainda que o estágio irá auxiliar no processo de capacitação de futuros professores. “Uma das maiores lacunas do Brasil é a formação teórica dos professores que não condiz com a prática da sala de aula.”

Creches – Outro projeto da pasta refere-se ao aumento quantitativo para a contratação de monitores para creches e merendeiras. Com concurso realizado, a Secretaria precisa de autorização para realizar contratações. Serão mais 100 monitores e 70 merendeiras.

Mais projetos – Segundo o secretário de Assuntos Parlamentares, Oraci Gotardo, o Legislativo poderá também apreciar e autorizar um contrato de operação de crédito com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para obras de canalização do rio Jundiaí, recuperação de viadutos e transposição viária. Segundo o secretário de Finanças, José Antônio Parimoschi, esta é mais uma das etapas para a autorização do crédito. Ainda faltam duas missões do BID para que o processo se finalize. A sessão extraordinária será realizada assim que terminar a ordinária marcada para as 9 horas.

ARIADNE GATTOLINI

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/professores-poderao-ter-um-assistente-na-sala-em-2010/