Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Projeto da ciclovia já está em estudo

Publicada em 12/12/2009 às 17:20 | por Voto Consciente Jundiai

>PREFEITURA

12/12/2009

ALEX M. CARMELLO Evento reuniu oposição e situação: audiências à noite também foram discutidas

Evento reuniu oposição e situação: audiências à noite também foram discutidas

O Plano Cicloviário para a cidade já está em estudo pela Prefeitura e, inclusive, fará parte do Plano Diretor. A informação foi dada ontem no evento da Agenda Cidadã, promovido pelo Comitê Cidade Democrática (www.cidadedemocratica.org.br), na Câmara Municipal. Oposição e situação se reuniram para debater os 12 temas mais apontados por internautas do site, que reúne ações com foco no desenvolvimento e melhoria da cidade.

Um dos temas é a implementação de um Plano Cicloviário para Jundiaí. O projeto foi concluído esta semana e já foi anexado ao Plano Diretor do município. A planta aponta cerca de 20 quilômetros de ciclovia pela cidade. De acordo com o secretário de Comunicação, Carmelo Paoletti Neto, que representou o prefeito Miguel Haddad (PSDB), todas as questões são relevantes. “Tentaremos dar tratamento para cada solicitação. Isso é uma forma de caminhar com os projetos”, explicou.

De acordo com o secretário, o site Cidade Democrática é um canal de diálogo aberto. “A iniciativa é louvável e a Prefeitura irá abrir as secretarias para que cada assunto seja tratado pela devida pasta para que a gente avance.” Dos 12 assuntos levantados pelo Cidade Democrática, sete dependem da Prefeitura, como a adequação dos pontos de ônibus sem banco e cobertura, entrega de remédios para doentes crônicos na casa dos pacientes, o próprio Plano Cicloviário, a divulgação da lista de funcionários da Câmara e da Prefeitura, a criação do Balanço Mensal da Casa de Leis, entre outros.

O projeto que regulava o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular no município, de autoria de Durval Orlato (PT), também estava na lista das discussões, mas a ideia não foi aprovada pelos vereadores. Para Durval, a iniciativa do debate é muito boa. “O projeto está sendo cobrado por nosso gabinete, mas é uma ação própria do Executivo. A Câmara já aprovou essa autorização nos orçamentos municipais.”

Audiências à noite – O vereador comentou ainda sobre a mudança do horário das audiências públicas, que passariam para o período noturno. “A Câmara já está abordando a questão. Mas é um assunto que depende agora da Mesa Diretora.” O deputado estadual Pedro Bigardi (PCdoB) levou algumas respostas para cada um dos assuntos levantados pela ONG. “O site tem três meses e já está dando frutos. Apresentei algumas posições que me cabem como deputado aos assuntos que não são específicos da cidade.”

Entre eles, Bigardi levou uma cópia de um projeto, que está em trâmite na Assembleia Legislativa, sobre a chipagem de animais domésticos e castração de cães e gatos de rua. “Esse projeto está parado na Assembleia há algum tempo. Trouxe uma cópia e vou sugerir que esse texto seja votado mais rapidamente”, explicou ele. Para o o coordenador do Movimento Voto Consciente – uma das dez entidades que integram o Comitê -, Henrique Parra Parra Filho, o grupo irá cobrar a prestação de contas de cada assunto e acompanhar a execução de cada tema.

“Queremos resultado.” Ainda estavam presentes os vereadores Paulo Sérgio Martins (PV) e José Dias (PDT). Julião (PSDB) enviou representante e Marilena Negro (PT) levou suas respostas antes do evento. O Cidade Democrática já realizou reuniões com os políticos, em que algumas das ideias da Agenda Cidadã foram apresentadas. Para participar é preciso se cadastrar no site.

ALINE PAGNAN

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/projeto-da-ciclovia-ja-esta-em-estudo/