Projeto de Jundiaí é considerado modelo
15/7/2009
O projeto de Jundiaí para conseguir fundos para a Guarda Municipal no Ministério da Justiça foi considerado modelo, ontem, durante assinatura de convênio que habilitou a cidade ao recebimento de verbas do Programa Nacional de Segurança (Pronasci).
Dentre onze cidades participantes, o prefeito de Jundiaí em exercício, Luiz Fernando Machado (PSDB), foi o único convidado pelo ministro, Tarso Genro, a discursar.
“O projeto da cidade foi citado publicamente como modelo”, disse, por telefone, o tucano, que foi ao encontro acompanhado do comandante da Guarda, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stell, o Jacó. Foram poucas as cidades com projetos já credenciados no ministério. No Estado, apenas os projetos de Jundiaí e Rio Claro foram aceitos. A formação de um policiamento comunitário está entre os pedidos prioritários da cidade em Brasília.
O tucano afirmou que encontros com o senador Romeu Tuma (PTB-SP) foram fundamentais para credenciar a cidade ao recebimento das verbas. “Ele nos abriu muito espaço”, afirmou Luiz Fernando.
O que é – Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Pronasci é um projeto que articula políticas de segurança com ações sociais. Entre os eixos, destacam-se valorização dos profissionais de segurança pública, reestruturação do sistema penitenciário, combate à corrupção policial e envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bi até o fim de 2012.
fonte: JJ
Deixe uma resposta