Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Projeto precisa de adesão para "decolar"

Publicada em 11/02/2009 às 09:15 | por Voto Consciente Jundiai

ADOTE UM VEREADOR

10/2/2009

Cidadãos, entidades, imprensa e escola estão entre os agentes que o projeto Adote um Vereador precisa para desenvolver a idéia de ter um blog que relate as ações dos parlamentares jundiaienses. Na manhã de ontem, a proposta – divulgada pelas ONGs Movimento Voto Consciente e Coati (Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada) – foi apresentada oficialmente. Entre os vereadores, apenas Marilena Negro (PT) esteve no evento.

Apesar da empolgação dos divulgadores, o Adote um Vereador necessitará de adesão popular para sair do papel. Em São Paulo, por exemplo, dos mais de 50 vereadores, apenas 24 deles ganharam ´vigias´ em seis meses de ação. “O potencial do projeto só será efetivo se todos participarem”, afirma o coordenador do Voto Consciente em Jundiaí, Henrique Parra Parra Filho. “Se der certo, será revolucionário e deve mudar o cenário político local”, complementa. Segundo ele, a proposta já existe em Piracicaba, Marília e Ribeirão Preto, porém ainda não surgiram adeptos.

Cada cidadão poderá escolher um dos 16 vereadores da cidade. A partir daí, vai elaborar um blog, que poderá ser registrado no Wikipedia. Nos blogs, cujo autor será identificado, não serão permitidos comentários anônimos. O objetivo é evitar que se tornem ´armas´ de disputa entre situação e oposição. “O projeto não é do Voto Consciente. Somos apenas entusiastas. Estamos tentando explicar como funciona até para que diminua o medo que os vereadores têm.”

Para participar da proposta, basta se cadastrar no endereço https://vereadores.wikia.com e escolher um vereador. Em seguida, criar o próprio blog. Na Capital, os blogs são utilizados para falar sobre os projetos de cada parlamentar, verba utilizada, agenda e até as ações que manteve durante o recesso. “Para abastecer o blog, o pessoal também envia questionários aos vereadores”, diz.

Vitrine – Ele acredita que a proposta servirá como uma vitrine, que poderá tanto mostrar em que o vereador errou e os acertos que teve no trabalho como fiscalizador do Executivo. “O importante é criar condições para que os donos dos blogs interajam com os vereadores.” Outra meta do Adote um Vereador é fazer com que o projeto chegue às escolas. Assim, o assunto poderia ser abordado por professores durante as aulas e os alunos teriam a chance de entender como funciona o Legislativo. “Os próprios professores poderiam nos procurar para implantar a idéia. Uma sala de aula adotaria um vereador, por exemplo.”

Segundo Parra Parra Filho, logo que o projeto engrenar, o Movimento Voto Consciente deverá criar um blog. Nele, todos os 16 vereadores serão adotados pelos voluntários da ONG. O blog trará informações como presença dos vereadores na sessão e votação dos projetos. “Estamos esperando que as pessoas adotem os parlamentares para depois criar nosso blogs.”

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/projeto-precisa-de-adesao-para-decolar/