Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Projeto prevê velório pela internet

Publicada em 23/08/2009 às 19:19 | por Voto Consciente Jundiai

VIRTUAL

22/8/2009

A internet está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e, por meio de um projeto de lei inusitado, poderia permitir a realização de velórios virtuais em Jundiaí.
O projeto de lei 10.398, do vereador José Dias (PDT), já recebeu parecer contrário da Consultoria Jurídica da Câmara e da Comissão de Justiça e Redação, mas o autor pretende levar o tema adiante para provocar discussão.

O projeto prevê a instalação de quatro câmeras no velório para permitir o acompanhamento dos funerais pela internet. “Vou levar para discussão porque a população reivindica”, afirma Zé Dias. “Tenho um amigo que mora nos Estados Unidos que não pôde acompanhar o velório de um familiar e vi que o serviço é importante.”
Durante o velório virtual, a família receberia mensagens de condolências de amigos e parentes impossibilitados de participar.

Em São José dos Campos, a empresa de economia mista Urban, que é controlada pela administração municipal, oferece o serviço desde 2007. O complexo funerário da empresa possui quatro salas equipadas com uma câmera cada. A família pode optar se deseja ou não que as imagens sejam veiculadas ao vivo pela internet, sem custo adicional.

De acordo com o supervisor da funerária, Rômulo Márcio Mendes Ferreira, a ideia agradou. “Dos cerca de 90 velórios que realizamos mensalmente, entre 20 e 25 são transmitidos pela internet”, diz Ferreira. Segundo o supervisor, os funerais on-line já foram acompanhados por pessoas que moram em Portugal, Estados Unidos e Itália, além de diversos estados brasileiros. “É óbvio que para as famílias que já se encontram no município ou estão mais próximas, a ideia não tem serventia, mas para quem tem parentes em regiões distantes, é uma boa possibilidade”, afirma o supervisor da Urban.

Segundo ele, o custo aproximado para implantação do serviço, em 1997, estava em torno de R$ 100 mil.

ELTON FERNANDES

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/projeto-preve-velorio-pela-internet/