Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Queremos participar da política em Jundiaí!

Publicada em 11/07/2009 às 19:57 | por Voto Consciente Jundiai

***Abaixo você terá a visão de alguns voluntários do Voto Consciente sobre debate do projeto que pretende instituir mecanismos de participação popular em Jundiaí – Plebiscito, Referendo e Projeto de iniciativa popular. Ela foi compartilhada por conversas depois do evento lembrando tudo o que foi dito e debatido pelos participantes. Parabéns aos presentes, que deram um ótimo exemplo de compromisso público ao se comprometerem com diversas ações.***

Quem estava ali?
Estavam presentes representantes da Associação dos Aposentados –AAPJR -, da OAB, da Cúria Diocesana e do Movimento Voto Consciente. Além deles, havia integrantes da Bicicletada jundiaiense e blogueiros de nossa cidade, como o ‘Overdose de Cultura‘ e o colunista José Arnaldo, do jornal BOMDIA.
A vocação desses presentes – e de outros que não cito apenas por não conhecê-los – mostra que havia ali muito mais do que as 78 pessoas que registraram presença.
TODOS ESSES PRESENTES SÃO LEGÍTIMOS E ATIVOS subrepresentantes E, COMO TAL, INFORMAM UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DA POPULAÇÃO (aposentados, advogados, internautas, católicos e diversos outros grupos de interesse).

Pra que serviu o debate?
O debate conseguiu envolver os participantes. TODOS, DA MESA OU DA PLATÉIA, MOSTRARAM-SE DISPOSTOS A FAZER ALGUMA COISA PARA QUE O PROJETO FOSSE APROVADO. As organizações e grupos entenderam seu potencial e assumiram a responsabilidade de realizarem eventos e debates. Por outro lado, os blogueiros manifestaram interesse de divulgar e mostrar como cada internauta pode participar.

Quais foram as decisões?
Um dos consensos produzidos em debate foi o de ADIAR A VOTAÇÃO DO PROJETO – previsto para a sessão de 11/08 – PARA QUE MAIS DEBATES POSSAM SER REALIZADOS.
Além disso, houve acordo de que o projeto, por mérito, deve ser aprovado.

O que acontecerá agora?
REALIZAÇÃO DE DEBATES:
A OAB, AAPJR, Cúria Diocesana e Faculdade (nome) REGISTRARAM O INTERESSE E COMPROMISSO DE REALIZAR EVENTOS COM SEUS ASSOCIADOS E ALUNOS PARA O DEBATE SOBRE O PROJETO. Assim, cada um poderá discutir como sua organização trabalhará para a efetivação de plebiscitos, referendos e projetos de iniciativa popular.

Em outras palavras, como advogados, aposentados, estudantes e outros ‘grupos de interesse’ podem se mobilizar para que suas demandas encontrem abrigo nessas três ferramentas de participação.

DIVULGAÇÃO DOS DEBATES e do projeto. As organizações presentes têm canais próprios de comunicação – jornais para associados, lista de email ou sites – e tentarão utilizá-los para que seus membros SAIBAM DO PROJETO, PARTICIPEM DOS DEBATES e possam COBRAR A APROVAÇÃO NA CÂMARA.

1. O Movimento Voto Consciente, respeitando consenso do debate,
divulgará nota oficial pedindo adiamento do projeto para que mais debates possam
ser feitos e outras organizações, além do cidadão comum, possam ser
ouvidos.


Ficamos na torcida para que todos esses debates ocorram!

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Uma resposta para “Queremos participar da política em Jundiaí!”

  1. Avatar Profº Marcelo Pilon disse:

    Parabéns Henrique e voluntários pela iniciativa.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/queremos-participar-da-politica-em-jundiai/