Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Quinta-feira, 20 de junho de 2013

Publicada em 21/06/2013 às 04:34 | por Lívia Maria Castro Siqueira

Um dia para ficar na história de Jundiaí, certamente. Saberia que haveria uma quantidade de pessoas nas ruas nunca vista antes por mim, mas não tinha noção de quem realmente apareceria. Até agora não faço ideia do número de jundiaienses e de moradores de cidades vizinhas que estavam se manifestando (li informações diversas, de 10 a 60 mil pessoas), mas eram muitos, desde crianças até idosos. Um clima família, festivo e de paz. Um encontro de pessoas para mostrar que se importam com as questões públicas da cidade e do país. Minha mãe já participou de muita passeata em sua época de militância da Apeoesp, inclusive levando eu e meus irmãos bem pequenos junto, e a ideia de tê-la ao lado nesse momento me empolgou além do habitual. E é claro que esse fato interferiu muito nas minhas impressões sobre a manifestação de hoje.

Vi muita coisa e ainda estou digerindo o que vi. Cheguei por volta das 18h na Avenida 9 de julho, segui pela Avenida Jundiaí até a entrada da Rodovia Anhanguera, onde o grupo parou por algum tempo. A princípio, tinha para mim que poderia haver algum tipo de repressão ao chegar esse momento, mas não foi o que aconteceu (pelo menos durante o tempo que permaneci no local). Então o grupo se dispersou e acompanhei aquele que seguiu caminhando pela rodovia em direção ao trevo de Itu, terminal Hortolândia e Paço Municipal. Entretanto, devo registrar o total apoio de todos os motoristas parados na via. Buzinaço, gritos, aplausos, fotos. Por volta das 21h15min, ao Jardim botânico encontramos outra parte dos manifestantes, foi uma alegria geral, pois meu grupo fez uma caminhada e tanto meio que sem muita companhia, rs.

No Paço, alguns estavam pregando seus cartazes no alambrado do estacionamento, do lado direito de quem chega, e muitos seguiram fazendo o mesmo – e eu também.  Deixando no caminho diário de prefeito e secretários municipais, além de outros trabalhadores do município, suas reinvindicações. Não vou entrar no mérito delas. Só pelo fato de um grupo de pessoas que saiu do conforto de seu sofá e de seu computador, se dispôs a comprar uma cartolina, usar tinta, parar para pensar no que gostaria de dizer ao mundo e ir para a rua, por hora, já me deixa satisfeita. E ficou muito bonito de se ver também. Por fim, dali fui para casa.

Achei tudo lindo na maior parte do tempo, mas ausência de uma liderança fez falta. A causa das manifestações hoje era exatamente se manifestar. Sair de casa, ir para a rua, mostrar que o povo existe e que o gigante dentro de casa um (finalmente) acordou, que não estava morto, não, apenas adormecido. Eu espero que essa onda de protestos tome forma mais organizada e mais foco, para que sua importância vá além de um mero despertar. Que as manifestações virem propostas concretas e tragam reformas importantes no cenário político brasileiro em todas as suas esferas (eu sou muito otimista). Que os jundiaienses ocupem para além da rua e participem do dia a dia da cidade: Câmara, Conselhos Municipais e partidos políticos, por que não?! Precisamos deles, faz parte do processo. Que amadureçam essa ideia e respeitem a liberdade política que é direito de todos. Que diferenciem apartidarismo de antipartidarismo.

Acho que a palavra que eu escolho para o momento é amadurecimento.2013-06-20 21.26.02

2013-06-20 21.25.28

Avatar
Últimos posts por Lívia Maria Castro Siqueira (exibir todos)

Leia mais sobre Outros

Uma resposta para “Quinta-feira, 20 de junho de 2013”

  1. Avatar Cíntia Carvalho disse:

    Adorei seu texto lindona, o seu otimismo me conforta! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/quinta-feira-20-de-junho-de-2013/