Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Rede social ajuda a ‘botar a boca no trombone’

Publicada em 04/01/2010 às 10:50 | por Voto Consciente Jundiai

Segunda-feira, 04 de janeiro de 2010 – 00:32
Site gratuito utiliza as ferramentas virtuais para projetos nas cidades

Reinaldo Chaves
Agência BOM DIA

Uma rede social como o Orkut tem no Brasil mais de 23 milhões de usuários. De olho no potencial de interatividade dessa nova forma de comunicação, uma ONG de São Paulo criou uma rede social com foco no debate dos problemas das cidades.

Com a primeira versão criada em março, o portal Cidade Democrática conta com 785 participantes que fizeram, somente no Estado, mais de 260 propostas e apontaram 220 problemas relacionados a transportes, meio ambiente, cultura, saúde e educação.

A instituição responsável é o Instituto Seva, uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos no bairro de Pinheiros, na Capital.

Seu diretor é Rodrigo Bandeira de Luna, 38 anos, mestre em administração pública e governo e graduado em administração de empresas.

“A participação é totalmente gratuita. No portal é possível colaborar com a inserção de textos, fotos, vídeos e qualquer outro conteúdo que possa ser encontrado por meio de um link usando a web 2.0”, explica.

Espaço virtual é democrático
Paulo Milreu, consultor e especialista em mídias digitais e sociais, é também criador de uma rede social para discutir Bauru (Fórum Bauru). Ele avalia que a interatividade aberta é uma das principais qualidades desse tipo de comunicação. “Uma rede social aberta é um espaço democrático, igualitário, para todos se manifestarem e abrirem ou participarem de discussões. Ajuda e muito a discutir todos os temas, pois pode ter a participação da população, de comunidades, de ONGs, de profissionais, e de formadores de opinião”.

O termo web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web, tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A ideia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

Além do Orkut, Paulo também cita como uma das mais importantes redes sociais atualmente o Facebook, que tem mais de 300 milhões em todo o mundo e quase 6 milhões no Brasil. Junto com o Twitter, o Facebook é a rede que mais cresce.

Saiba mais
Site: www.forumbauru.com.br

Jundiaí leva lista a vereadores
Até neste domingo o site Cidade Democrática ainda não tinha participações de Bauru. O município do Interior de São Paulo com mais participação é Jundiaí (distante 292 km de Bauru), com 160 pessoas, 65 propostas e 834 comentários.

Rodrigo Bandeira conta que a cidade tem grande participação no site graças à colaboração da ONG Voto Consciente Jundiaí.

A maior parte dos tópicos está relacionada à cidadania e participação na vida política da cidade. A principal questão é em relação à falta de ciclovias.

O movimento levou à criação de uma lista com 12 propostas, chamada de Agenda Cidadã e que atualmente tem pontos sendo discutidos pelos vereadores.

fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/rede-social-ajuda-a-%e2%80%98botar-a-boca-no-trombone%e2%80%99/