Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Reforma do código florestal, serra do japi e cidadania.

Publicada em 12/05/2011 às 18:16 | por Fabio Storari

foto de Patrícia Polli

Está ficando cada vez mais difícil.

O código florestal ainda não foi votado por divergências. Seria bom se essas fossem as mesmas da sociedade e da comunidade científica. Porém, não se enganem, os motivos são políticos e os detalhes bem diferentes daqueles que nos preocupam, como o fim da reserva legal, o desmatamento de topos de morro e diminuição de mata ciliar, por exemplo, esses sequer são matéria de debate.

Enquanto isso, na terrinha, debatemos formas de preservação da Serra do Japi, se parque estadual, se mosaico de unidades de conservação, se privada ou pública. Estamos em via de realizarmos a reforma da lei 417/04, que criou o sistema Serra do Japi, e que até agora foi suficiente para manter índice de 65 por cento de preservação.  Só pra lembrar, estudos apontam para um índice satisfatório de 80 por cento.

Lá as pressões são feitas pela bancada ruralista, formada por deputados comprometidos com o segmento que exerce influência direta no mandato de cada um. Influências que aqui são exercidas pela expansão imobiliária.

Crescer é diferente de evoluir. Crescimento é aumento de dimensão, volume ou quantidade. Evolução é transformação, movimentação harmônica, movimento circular em espiral.  Quando optamos por crescer, também  optamos pelo aumento da dimensão dos problemas, dos efeitos colaterais, do danoso.

A cupidez e a ignorância está causando o esgotamento do planeta terra. Assim já afirmou José Renato Nalini em sua obra “Ética Ambiental”, porém o bom comportamento para com o ambiente está muito aquém da força exercida pela cupidez da sociedade consumista a que nos adaptamos. A cidadania traz em seu próprio bojo, a necessidade de se adaptar a esse formato de sociedade.

Preparem os corações, evoluir será doloroso. Assim é o homem. Somente o sofrimento direto e real é capaz de disperta-lo da cartase em que se encontra. Essa é a tragédia humana.

Avatar

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/reforma-do-codigo-florestal-serra-do-japi-e-cidadania/