Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Reunião dá esperança ao Centenário

Publicada em 05/03/2009 às 11:27 | por Voto Consciente Jundiai

Quinta-feira, 05 de março de 2009 02:25
Audiência na Câmara com moradores deixa definida a recuperação de casas, mas incerta a construção de outras 33 moradias

Márcio Souza


Pela segunda vez em seus 23 anos de vida, a desempregada Roseane Brasarotto Paiva, mãe de quatro filhos, esteve na Câmara de Jundiaí, na manhã de ontem, para acompanhar uma audiência pública.


Em discussão estava o projeto de lei do ex-prefeito Ary Fossen, que prevê a doação de uma área de 28,5 mil no Parque Centenário à Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) para a construção de 33 casas no núcleo de sub-moradia do bairro, onde Roseane vive há mais de 15 anos.

O programa de urbanização da área inclui ainda a recuperação de outras 115 casas que já existem, além da construção de ruas e vielas.

Ao todo, 148 famílias serão beneficiadas com a urbanização da área.

A desempregada Roseane, que é casada com um coletor que ganha cerca de R$ 500 por mês, ficou feliz com a boa receptividade dos vereadores ao projeto.

“Já está na hora de resolver o problema, que se arrasta há mais de duas décadas. Eu morava em um barraco perto da linha de trem [onde em janeiro uma criança quase morreu atropelada] e agora estou em uma casa que está ‘caindo aos pedaços’”, disse Roseane.

Segundo informou a diretora da Fumas, Solange Marques, as obras de recuperação das casas – que não dependem de aprovação na Câmara – devem começar primeiro. “A licitação está em fase de finalização.”

A construção das 33 casas depende ainda da aprovação do projeto, que vai a votação na Câmara em data a ser definida. O custo é de R$ 2 milhões e o dinheiro foi repassado pelo Fundo Nacional de Habitação e Integração Social.

Proposta de emenda é adiada
O outro tema discutido na audiência pública de ontem foi uma proposta de emenda à Lei Orgânica de Jundiaí nº 90, do vereador Durval Orlato (PT).

O vereador quer que as áreas de proteção ambiental incluam uma faixa de cem metros em torno das empresas de abastecimento de água de Jundiaí.

Os vereadores presentes solicitaram ao proponente um tempo para que a emenda entre em votação, para poderem estudar melhor a questão.

Segundo a assessoria da Câmara, a faixa já estava prevista em uma lei de 1980 que foi parcialmente revogada em 2004 pelo então prefeito Miguel Haddad (PSDB). A faixa de proteção também já prevista em lei federal.


fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/reuniao-da-esperanca-ao-centenario/