Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Revitalização do Centro de Jundiaí, viabilidade e mobilização

Publicada em 20/02/2014 às 02:06 | por Márcia Pires

Há tempos ganha corpo a ideia de revitalizar o Centro de Jundiaí e elevá-lo a espaço de cultura e lazer. Entre tantos sonhos de local ideal, há propostas de criação de espaços públicos de interação com a população, como um cinema e oficinas de laser.

Longe de afirmar que a revitalização é um sonho impossível e distante.  Mas outras questões que norteiam a sua viabilização perpassam por políticas públicas locais e barreiras complexas , como o consumo e tráfico de drogas, a segurança ineficiente, a garantia de acesso à frequência aos eventos da população de baixa renda e investimentos da iniciativa privada que sejam isentos do caráter meramente econômico e especulativo.

Tudo isso junto e misturado fornece a credibilidade indispensável ao sucesso da implementação de quaisquer projetos que migrem na direção da recuperação do Centro da cidade, nunca esquecendo o caráter social que o projeto essencialmente deva ter. Impensável supor, portanto, que para isso não sejam necessários esforços incansavelmente reivindicatórios.

E como mobilizar a sociedade em prol de um bem precioso comum tão  importante?

Andar pelas ruas centrais hoje é algo quase insólito por parte de quem aqui nasceu, pois a frequência de grande parte das pessoas que circulam pela cidade é muito distante da realidade histórica local. Torna-se, portanto, desafiador por demais descobrir uma fórmula mágica para despertar o interesse de quem não possui necessariamente raízes da cultura jundiaiense .

Um pontapé inicial poderia partir da própria Prefeitura, estabelecendo parcerias não apenas junto à iniciativa privada, como também junto às entidades de maior presença na cidade, como as associações comerciais e dos engenheiros e arquitetos.

As empresas receberiam incentivos em termos de isenção fiscal ou abatimento na carga tributária, como o Imposto Sobre Serviços (ISS).  Nesse sentido a ideia da criação da Nota Fiscal Jundiaiense, uma das 12 premiadas no concurso Cidadonos em 2013, poderia também incrementar, em muito,  o conjunto de propostas viabilizadoras.

Dessa forma, para se alcançar o sonho de um Centro de Jundiaí rico culturalmente, será necessário muito mais que um mero poder mobilizador. Será necessário que todos, cidadãos, associações, empresas e poder municipal tenham o mesmo querer transformador capaz de tornar-se exemplo e inspiração a outros centros históricos e carentes de revitalização país afora.

Márcia Pires

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/revitalizacao-do-centro-de-jundiai-viabilidade-e-mobilizacao/