Revitalização do Centro de Jundiaí, viabilidade e mobilização
Há tempos ganha corpo a ideia de revitalizar o Centro de Jundiaí e elevá-lo a espaço de cultura e lazer. Entre tantos sonhos de local ideal, há propostas de criação de espaços públicos de interação com a população, como um cinema e oficinas de laser.
Longe de afirmar que a revitalização é um sonho impossível e distante. Mas outras questões que norteiam a sua viabilização perpassam por políticas públicas locais e barreiras complexas , como o consumo e tráfico de drogas, a segurança ineficiente, a garantia de acesso à frequência aos eventos da população de baixa renda e investimentos da iniciativa privada que sejam isentos do caráter meramente econômico e especulativo.
Tudo isso junto e misturado fornece a credibilidade indispensável ao sucesso da implementação de quaisquer projetos que migrem na direção da recuperação do Centro da cidade, nunca esquecendo o caráter social que o projeto essencialmente deva ter. Impensável supor, portanto, que para isso não sejam necessários esforços incansavelmente reivindicatórios.
E como mobilizar a sociedade em prol de um bem precioso comum tão importante?
Andar pelas ruas centrais hoje é algo quase insólito por parte de quem aqui nasceu, pois a frequência de grande parte das pessoas que circulam pela cidade é muito distante da realidade histórica local. Torna-se, portanto, desafiador por demais descobrir uma fórmula mágica para despertar o interesse de quem não possui necessariamente raízes da cultura jundiaiense .
Um pontapé inicial poderia partir da própria Prefeitura, estabelecendo parcerias não apenas junto à iniciativa privada, como também junto às entidades de maior presença na cidade, como as associações comerciais e dos engenheiros e arquitetos.
As empresas receberiam incentivos em termos de isenção fiscal ou abatimento na carga tributária, como o Imposto Sobre Serviços (ISS). Nesse sentido a ideia da criação da Nota Fiscal Jundiaiense, uma das 12 premiadas no concurso Cidadonos em 2013, poderia também incrementar, em muito, o conjunto de propostas viabilizadoras.
Dessa forma, para se alcançar o sonho de um Centro de Jundiaí rico culturalmente, será necessário muito mais que um mero poder mobilizador. Será necessário que todos, cidadãos, associações, empresas e poder municipal tenham o mesmo querer transformador capaz de tornar-se exemplo e inspiração a outros centros históricos e carentes de revitalização país afora.
- Voto Consciente inova e faz reunião virtual - 27/04/2020
- Voto reforça papel da Tribuna Livre durante sessão da Câmara - 18/12/2019
- Nota do Voto - 25/10/2019
Deixe uma resposta