Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

São 6 os forasteiros da Câmara

Publicada em 18/09/2009 às 15:56 | por Voto Consciente Jundiai

>LEGISLATIVO

18/9/2009

Dos 16 vereadores da Câmara de Jundiaí, seis nasceram em municípios diferentes de onde atuam. Com trajetórias diferenciadas, alguns carregam um histórico inusitado antes de chegar ao Legislativo jundiaiense.

Mesmo sem terem nascido no município, todos adotam o discurso de que o mais importante é o trabalho realizado junto à comunidade e alegam que adquiriram identidade pelo tempo em que vivem em Jundiaí. E, como prova, chegaram a ser eleitos como representantes da população jundiaiense impulsionados pelo trabalho realizado em bairros, entidades e pelos serviços prestados no município. O atual presidente da Câmara jundiaiense, José Galvão Braga Campos, o Tico (PSDB), é um dos ‘forasteiros’ e está em seu segundo mandato.

Nascido em Itatiba, ele veio morar em Jundiaí há 36 anos, quando tinha sete anos de idade, e durante dois anos teve como endereço a pensão mantida por sua avó, que ficava na região central. “O que faz a diferença é a representatividade que você tem na cidade, o que você é. Tudo que acontece é porque a gente plantou uma semente”, diz o tucano. Tico também mantém um restaurante no município.

Missionário – Roberto Conde (PRB), em seu segundo mandato, veio para Jundiaí somente em 2003, por conta do trabalho que desenvolve como pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Antes de chegar a Jundiaí, Conde morou em pelo menos 11 cidades diferentes, entre elas a capital paulista, Osasco, Jandira, Guarulhos, Taubaté, Aparecida do Norte, Belém, Recife e Ubatuba.

“O vereador que nasce no município onde atua tem uma vantagem por conhecer mais a região e por ser mais conhecido pela população”, afirma o pastor. “Mas na questão do trabalho como parlamentar, não vejo diferença porque o que vale é a entrega e a dedicação de cada um”, afirma Conde.

Delegado – O vereador e delegado Paulo Sérgio Martins (PV), nascido em São Paulo (SP), está na cidade há 20 anos, depois de ser transferido pela Polícia Civil. Desde então, já esteve à frente de todas as delegacias do município. “Às vezes, abraçamos com mais força porque temos uma obrigação a mais justamente por não termos nascido no município”, acredita Paulo Sérgio, que está em seu primeiro mandato na Câmara de Jundiaí.

Coveiro – Enivaldo Ramos de Freitas, o Val (PTB), que está em seu segundo mandato, nasceu em Dracena (SP) e está em Jundiaí desde 1979, onde já trabalhou durante quase 20 anos na função de coveiro. Antes, chegou a morar em dez municípios por conta do trabalho do pai, que era pastor evangélico da igreja Assembleia de Deus, da qual o vereador faz parte. “Hoje, é difícil ver quem tem o privilégio de manter toda sua vida na cidade onde nasceu. Não vejo diferença, pois foi aqui que eu vivi todos os anos de minha vida adulta”, afirma Val.

Lavrador – O vereador em terceiro mandato José Dias (PDT) nasceu em Pitangueiras (SP), cresceu nas áreas de lavouras de cana de Jaboticabal (SP) e veio para Jundiaí em 1969 em busca de emprego. Trabalhou como carregador de caminhões, conferente e almoxarife em uma indústria local. Depois foi pedreiro e abriu o próprio comércio no Jardim São Camilo até chegar à Câmara. “A gente tem que mostrar que está trabalhando. Até hoje moro no mesmo lugar, onde o pessoal passa o dia e noite cobrando algo do vereador. Poderia mudar, mas fico ali porque gosto, me sinto bem”, afirma Dias.

Dentista – O líder do governo na Câmara, Julio César de Oliveira, o Julião (PSDB), nasceu em Olímpia (SP) e está em seu terceiro mandato como vereador. O tucano, que é dentista profissional, chegou a Jundiaí em 1965, quando tinha nove anos de idade. Seu pai trabalhava como diretor de escola estadual e escolheu Jundiaí quando teve que ser transferido. “Me sinto mais jundiaiense do que muita gente que nasceu aqui. Tenho serviços prestados que já me tornaram cidadão jundiaiense há muitos anos”, afirma Julião.

ELTON FERNANDES
Notícias relacionadas:

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/sao-6-os-forasteiros-da-camara/