Segurança dominou a pauta da Câmara
11/3/2009

Uma homenagem às mulheres, ontem, na Câmara
Pela segunda semana consecutiva, o tema segurança tomou conta dos debates entre os vereadores da Câmara de Jundiaí. Após lançamento da campanha “Fraternidade e Segurança Pública” pelo bispo diocesano da Igreja Católica, dom Gil Antônio Moreira, na semana passada, ontem foi a vez de representantes da Polícia Militar se reunirem com os parlamentares.
Por cerca de meia-hora, o tenente-coronel do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I), Walter Gomes Mota, debateu com os parlamentares propostas da Câmara que podem ajudar na atuação da corporação na cidade. A reunião foi fechada à imprensa. “Foi um bate-papo sobre o que o Legislativo pode fazer para minimizar os problemas policiais”, explicou o oficial.
Projetos como o que obriga os bancos a colocar divisórias entre os caixas, evitando-se os roubos em ‘saidinhas de banco’ foram discutidos. Os tapumes separam os clientes que estão na fila dos que estão no caixa no intuito de evitar a visualização da transação realizada. A lei não vigorou em Jundiaí, após constatação de vícios de inconstitucionalidade em projeto do ex-vereador Adilson Rosa (PR). “O Miguel (prefeito) deve apresentar algo nesse sentido, acatando a idéia”, garantiu o presidente da Câmara, José Galvão Braga Campos, o Tico (PSDB).
O projeto ‘fecha-bar’ apresentado pela ex-vereadora Silvana Baptista (PMDB) e vetado pelo Executivo também foi discutido entre PM e legisladores. “Estamos sempre à disposição para trazer nossa experiência e somar, adaptando à realidade de Jundiaí”, ressaltou o tenente-coronel. “Segurança não é polícia na rua. Isso é utopia. Segurança é discutir educação, cidadania. Se houvesse mais trabalho social, mais conscientização os problemas seriam menores.”
Pacotão – Também esteve na Câmara, ontem pela manhã, o comandante da Guarda Municipal, Paulo Giacomelli Stel, o Jacó. Em reunião fechada com Tico, foram definidos encaminhamentos para colocação em prática do chamado ‘pacotão de segurança’, que deve ser lançado em breve pelo prefeito. “Terá alguma coisa relativa a projeto de lei, mas ainda não dá para adiantar”, disse Jacó.
THIAGO GODINHO
fonte: JJ
Deixe uma resposta