Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Segurança é a principal reivindicação do jundiaiense no Orçamento Participativo

Publicada em 09/08/2009 às 20:22 | por Voto Consciente Jundiai

Domingo, 09 de agosto de 2009 18:26
Prioridade da população é a mesma do ano passado; conservação de ruas e avenidas também ganha destaque

Julianna Granjeia
Agência BOM DIA

A maioria das 700 pessoas que já preencheram o formulário do Orçamento Participativo, no site da prefeitura, optaram pela segurança como prioridade na elaboração do Orçamento de 2010.

Em seguida, as prioridades apontadas são conservação de ruas e avenidas, organização do trânsito e sinalização, transporte coletivo e saúde.

Segundo a Secretaria de Finanças, no ano passado foram 512 participações durante todo o processo. Segundo o secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi, a pouca participação foi em virtude do ano eleitoral. “A legislação eleitoral não permitiu divulgação do programa, o que prejudicou o nível de acesso pela população”, disse.

Em 2008, a segurança também ficou em primeiro lugar nas prioridades dos jundiaienses.

“Segurança pública não é competência do município, mas, de certa forma, acabamos assumindo, indiretamente, este encargo, via Guarda Municipal, que assume responsabilidades supletivas na segurança pública, por meio do apoio às polícias”, ressalta Parimoschi.

Em relação ao perfil predominante dos cidadãos que responderam a pesquisa até agora, a maioria é do sexo masculino (52%), na faixa etária de 30 a 49 anos (56%), com emprego fixo (60%) e nascidos em Jundiaí (58%).

Esta é a quarta vez que a Prefeitura de Jundiaí promove a consulta pública.

“Nós temos clareza de que se trata de um processo cultural, que vem evoluindo ao longo do tempo e não adianta querermos resultados rápidos”, diz o secretário.

Orçamento Participativo
Quando: Até 30 de agosto
Onde: www.jundiai.sp.gov.br

Participação vai orientar secretários
O secretário de Finanças Parimoschi afirma que todas as respostas à consulta pública para o Orçamento são encaminhadas para as respectivas secretarias. “Cabe às secretarias fazerem a análise da demanda e consisti-la como prioridade, ou não, conforme critérios estabelecidos, tendo em vista os limites de despesas estabelecidos para cada secretaria.”

Parimoschi diz que a consulta direta ao cidadão serve para complementar o planejamento de cada pasta da prefeitura.

“O importante é que estimula o poder público a buscar as soluções dos principais problemas da cidade. Com o resultado da consulta do ano passado, por exemplo, o município implantou mais de 50 câmeras em pontos estratégicos da cidade e uma central de monitoramento.”

fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/seguranca-e-a-principal-reivindicacao-do-jundiaiense-no-orcamento-participativo/