Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Sem polêmicas. Vamos melhorar a Câmara.

Publicada em 18/03/2015 às 15:10 | por Henrique Parra Parra Filho

A Câmara de Vereadores tem três funções principais. Representar as pessoas e seus interesses. Criar leis para isso e Fiscalizar a Prefeitura. Tudo para atender os direitos e demandas dos cidadãos, da cidade.

Percebem como o centro da história toda está justamente nas pessoas? Nos cidadãos. Isso! A Câmara foi inventada justamente para pensar nos cidadãos. Representar, Legislar e Fiscalizar pelo seu bem e por seus interesses.

Conclusão: A Câmara pensa no cidadão e deve pensar no cidadão. Seu funcionamento deve privilegiar a participação deles. Quanto mais gente na Câmara, mais se ouve, se fala, se debate. Mais se escuta e melhor se atua.

A Câmara pensou nisso ao fazer a Audiência Pública. Ao colocar as Audiências e Sessões à noite, em horário mais acessível para os trabalhadores. A Câmara pensou nisso ao fazer seu anexo e criar gabinetes para atendimento ao público.

A Câmara esquece disso ao insistir em suspensões nas sessões ordinárias. Já falamos disso antes. Você que decide assistir e acompanhar uma sessão de terça-feira chega lá e fica longos minutos, às vezes horas, esperando que a sessão aconteça. No ano passado, por exemplo, 27% do tempo das sessões ficaram parados. Este ano, já são 26%.

As suspensões são regimentais. Estão de acordo com a regra, podem acontecer e em alguns casos podem ser importantes. Mas o principal é que elas têm desmobilizado quem está acompanhando. É simples: as pessoas se cansam, desistem e vão embora (ou desligam a TV). Ontem por exemplo: a sessão começou com 85 pessoas. Teve uma suspensão de 2 horas e vinte e na volta tinha apenas 16 pessoas.

Se  essência da Câmara é pensar nas pessoas e as suspensões as afastam, temos de repensar as suspensões. Simples, sem polêmica. Os vereadores têm condição de fazer isso e é o que temos pedido. De novo: sem polêmica.

teste

Avatar

Leia mais sobre Outros

Uma resposta para “Sem polêmicas. Vamos melhorar a Câmara.”

  1. […] Há um mês o Voto Consciente Jundiaí se posicionou publicamente, inclusive usando da Tribuna Livre, sobre as frequentes suspensões, e essa semana voltou a se posicionar por meio da página no Facebook, e por postagens no site dos voluntários Thuany e Henrique. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/sem-polemicas-vamos-melhorar-a-camara/