Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Sem trégua, 80 % em todo o território já!

Publicada em 22/11/2011 às 09:20 | por Fabio Storari

Ao impugnarem os conselheiros mais preservacionistas no COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), acharam que se livrariam de pessoas que insistiam em debater mais aprofundada e fundamentadamente as políticas públicas no município, assim, sem a força de um Conselho contrariando ações, seria mais fácil manipular diretrizes, como queriam.

Porém, a forma como fizeram os afastamentos foi desastrosa, arbitrária e eivada de autoritarismo, ação que caracteriza um modelo de administração que se perpetua no poder. Resultado, o tiro saiu pela culatra, e surgiu a Frente de Defesa da APA – Jundiaí, um movimento que já conta com 42 membros qualificados, atuantes e preocupados com o futuro da nossa cidade.

Já faz tempo que estamos cobrando mais transparência na elaboração de políticas públicas em Jundiaí. Há um vício de fazer tudo a portas fechadas e ao final apresentar um bonecão cheio de detalhes de difícil compreensão e que direciona os rumos que a cidade vai seguir.

Ao tentar fazer algo mais aberto para a participação popular, mais erros, utilizam os espaços elaborados para ouvir o cidadão, como promoção política, restringindo a participação e empurrando goela abaixo idéias extraordinárias, caras, e que normalmente não alcançam os anseios do povo, principalmente das classes C, D, E.

Por fim, falemos da Serra do Japi. É claro que a preservação desse patrimônio ambiental é bem visto por todos, tanto que a proposta de 80 % de preservação na zona de conservação foi uma das vencedoras do concurso cidadonos e não é apenas o senso comum que assim deseja.

A Serra do Japi vai ter uma unidade de conservação integral, ou seja, um Parque Estadual. Enquanto não delimitarmos esse perímetro será um grande erro alterar a lei de proteção e flexibilizar “usos”. Pelo contrário, qualquer alteração deverá restringir ações, daí a campanha “eu quero 80% de preservação em todo o território” faz muito sentido.

Esse é um dos objetivos da Frente, ampliar a proteção do território da Serra do Japi e melhorar a compreensão das políticas públicas empregadas na cidade, levando em consideração que Jundiaí toda é uma Área de Proteção Ambiental. Senhores ‘tratores’ da administração, nós não vamos dar trégua. Preserve 80 % já.

Avatar

Leia mais sobre Outros

2 respostas para “Sem trégua, 80 % em todo o território já!”

  1. Tenho orgulho de estar participando da Frente de Defesa da APA Jundiaí, Fábio! A curva de aprendizado no tema é muito grande para mim e tenho certeza de que muito do que foi debatido, para além da proposta essencial de aumentar de 50% para 80% o índice de preservação na área de amortecimento, será aproveitado e norteará próximas ações! abraços do henrique

  2. Avatar guilherme penteado disse:

    Parabens pelo espetacular texto Fabio ,ta na hora do cidadão ficar sabendo como as coisas são decididas e definidas aqui na nossa cidade !
    como disse nosso amigo Henrique,tbm tenho orgulho de fazer parte dessa frente movida pela paixao , o que a torna muito forte e persistente !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/sem-tregua-80-em-todo-o-territorio-ja/