Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Sistema Viário e Transporte nos ultimos dois anos em Jundiaí

Publicada em 12/11/2014 às 08:15 | por George Savy

alça de acesso ta bomNos quatro anos de mandato de cada prefeito, estamos já acostumados a ver transformações de fato nos últimos dois anos. Nos dois primeiros é difícil, visto que é a fase de projetos e mudanças em projetos feitos na administração anterior. Nestes últimos dois anos em Jundiaí, o que destacou positivamente no sistema viário foi o andamento dos projetos e obras iniciadas, por exemplo, o recapeamento.

Promessa que se arrasta desde a conclusão dos terminais do SITU, o recapeamento das principais avenidas da cidade começou em 2012, com a Avenida dos Imigrantes, vindo à sequência Fernando Arens e 14 de Dezembro, vias por onde trafegam muitos caminhões e ônibus. O recapeamento é importante para o tráfego de todos os veículos, mas muito mais importante para os ônibus, que passam pelas mesmas vias diariamente. O bom pavimento prolonga a vida do ônibus, dá menos manutenção.

Na duplicação da José do Patrocínio, considerei positiva a construção da alça de acesso à Rua Vigário J. J. Rodrigues, permitindo que as linhas de ônibus ganhem tempo, ao invés de fazer o retorno na Ponte Torta como vinha ocorrendo. E a entrega do túnel ligando a Ferroviários a Frederico Ozanam encerra com chave de ouro os dois anos em que nenhuma obra foi paralisada na área da mobilidade. Restam agora pequenos acertos, como reprogramação de semáforos, localização adequada de pontos de ônibus, sinalização indicativa de bairros e eliminação de estacionamentos. A Rua Siqueira de Moraes, por exemplo, é a principal via que atravessa a região central em direção à zona leste, por isso ela precisa de atenção especial. Já enviei ofício pedindo a transferência do ponto de táxi existente entre as ruas do Rosário e Barão de Jundiaí para a Barão, nas proximidades do Centro das Artes.

Além da transposição da ferrovia entre o centro e a zona leste, outras interferências de grande porte no sistema viário começaram a sair do papel; a transposição da Anhanguera na altura da Osmundo dos Santos Pellegrini para a Marginal do Carrefour e na altura da Nove de Julho, permitindo acessar a Marginal Sul. São as obras que seguirão pelos próximos dois anos. Outras urgentes são a remodelação do Trevo da Cidade e o prolongamento da Samuel Martins até a 14 de Dezembro, anunciadas dentro destes dois anos passados mas sem previsão de início, o “martelo” ainda não foi batido.

No transporte urbano, poucas alterações em itinerários e horários foram feitas. Nas linhas, o que mais mexeu com a locomoção dos usuários foi a volta da linha 951, levando a linha de Ivoturucaia a fazer ponto final novamente no Terminal Colônia, e a linha expressa Guanabara, entre o Terminal Vila Arens e Central. Porém ajustes precisam ser feitos no trajeto destas linhas chamadas “expressas”, que passam por vias de trânsito carregado. Uma ideia seria criar o chamado “ônibus no contra fluxo” em determinadas ruas, permitindo assim que o ônibus não fique amarrado no trânsito convencional. Mas os grandes avanços até aqui ficaram por conta do bilhete único, substituindo o “ganha tempo” que atendia apenas algumas linhas, e a tão esperada informação da linha ao lado da porta de embarque dos veículos, benefício ao usuário que faz parte da nova frota que está chegando neste final de ano. Importante ressaltar que no ano de 2013 não foram acrescentados ônibus novos às frotas, mas neste ano de 2014 a Viação Leme começou a substituir a velha frota de articulados por veículos novos, uma cobrança feita pelos cidadãos na Câmara Municipal no primeiro ano do mandato do novo prefeito. A Viação Jundiaiense e Três Irmãos, com a aquisição de novos ônibus convencionais, também começa a trocar a frota velha de articulados por veículos novos. Foram pequenos avanços, porém importantes.

George Savy

Leia mais sobre Outros

Uma resposta para “Sistema Viário e Transporte nos ultimos dois anos em Jundiaí”

  1. Avatar Yuji Negoro disse:

    Ótimo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/sistema-viario-e-transporte-nos-ultimos-2-anos-em-jundiai/