Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Só 3 vereadores respondem questionário sobre Jundiaí

Publicada em 16/03/2009 às 19:47 | por Voto Consciente Jundiai

Segunda-feira, 16 de março de 2009 00:39
Colunista do BOM DIA enviou 15 questões para os 16 que compõem a Câmara

Agência BOM DIA

O colunista do BOM DIA e cientista social José Arnaldo de Oliveira enviou, em fevereiro, 15 tópicos abordando temas diversos para os endereços eletrônicos de todos os vereadores disponíveis no site da Câmara (www.camarajundiai.sp.gov.br).

Embora apenas três dos 16 tenham retornado, Arnaldo afirma que as respostas mostram reflexões civilizadas para o futuro, estimulando a cidadania (veja abaixo).

Ana Tonelli (PMDB), Durval Orlato (PT) e Júlio César de Oliveira, o Julião (PSDB), comentaram sobre economia, turismo, segurança, cultura, transporte público, acessibilidade, meio ambiente e tecnologia.


Arnaldo explica que a idéia de saber a opinião dos vereadores sobre alguns assuntos surgiu despretensiosamente.

“Não são questões minhas, são assuntos que estão em debate há algum tempo na cidade, mas eu não sabia a posição dos vereadores.”

A única questão mais pessoal, segundo o colunista, foi sobre a possível desapropriação do antigo quartel e da estação da Paulista. “Eu observei que estão abandonados. Os três vereadores mostraram atenção ao assunto, mas sem soluções prontas.”
Mesmo com poucas respostas, Arnaldo gostou do resultado da experiência . “Foi muito gratificante, não tinha expectativas de que todos iriam me responder. Mas os que me responderam foram muito atenciosos.”

O vereador Mingo Fonte Basso (PSDC) se manifestou apenas na questão do pagamento de serviços ambientais de proprietários rurais, um de seus redutos eleitorais.



Vereadora Ana Tonelli (PMDB)
-Economia
Para ampliação da experiência de incubadoras de empresas, o custo atual de terrenos pode ser enfrentado por cooperativas de micro e pequenas empresas, que criam empregos.

-Turismo
O trem turístico tem potencial econômico e é necessário um estudo rigoroso para usos da Serra do Japi “para a população amar e preservar cada vez mais”.

-Segurança pública
Aumento de efetivos das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal, com rondas em todos os bairros.

-Cultura
Jundiaí tem valores culturais suficientes para mais circulação nos bairros, descentralizando a cultura. Sobre editais para fundos, como a lei de incentivo à cultura, os artistas precisam retomar a campanha do ano passado. Nenhum vereador tem muitas informações a respeito.

-Transporte público
Tema necessário para evitar o caos no trânsito.

-Acessibilidade
Para Ana, não existe nada mais triste do que “a impossibilidade de ir a um local por trabalho, negócios ou lazer”.

-Meio ambiente
Sobre o estudo de impacto de vizinhança para novos empreendimentos, Ana lembra que os grandes projetos vêm contando com audiências públicas na cidade. Ela defende a arborização e cuidado nas praças e ruas e considera um desafio garantir a permeabilidade do solo.




Vereador Durval Orlato (PT)
-Economia
A reciclagem deveria ser uma prioridade nesse setor.

-Turismo
Jundiaí tem poucos atrativos, sendo preciso “incrementar as políticas públicas”.

-Segurança pública
Orlato enfatiza a necessidade de sub-sedes para descentralizar o serviço de segurança, além do monitoramento das principais saídas e entradas da cidade.

-Cultura
Melhor aproveitamento dos centros comunitários e esportivos, com apoio e oficinas para iniciativas locais.

-Transporte público
É um assunto que exige mais estudos para subsidiar o trabalho da Câmara.

-Acessibilidade
O projeto de lei complementar 853, de sua autoria que está tramitando na Câmara, regula nos concursos públicos a cota de vagas para pessoas com deficiência.

-Meio ambiente
Sobre o estudo de impacto de vizinhança para novos empreendimentos, Orlato ressalta o projeto de lei complementar 854, que está em andamento, exige consulta aos cidadãos afetados. Ele defende a melhora na fiscalização e um novo estudo dos rumos do “vetor oeste” (no sentido Itupeva-Cabreúva) e reclama da falta de vontade política e pressão organizada da sociedade.



Vereador Julião (PSDB)
-Economia
Assim como Orlato, Julião acha que a reciclagem deveria ser uma prioridade nesse setor, para dar “suporte a boas idéias”.

-Turismo
É preciso explorar melhor o Circuito das Frutas para a região.

-Segurança pública
É preciso trabalhar a cultura da não-violência na educação.

-Cultura
A descentralização cultural nos bairros está ligada com a melhoria dos equipamentos existentes.

-Transporte público
A melhoria do transporte público, como alternativa contra a poluição, é vista como prioridade de Julião no comando da comissão de transportes.

-Acessibilidade
Para o vereador, a cidade está no rumo certo e continua importante “não só pensar, mas agir”.

-Meio ambiente
Sobre o estudo de impacto de vizinhança para novos empreendimentos, Julião destaca como fundamental a participação da sociedade em consultas, reuniões e visitas aos vereadores. Ele cita projetos de sua autoria, como controle animal e proibição de uso de madeira ilegal, para defender “uma conciliação de idéias e ações da sociedade como um todo”. O vereador participou de discussões sobre o chamado Projeto Santuário e acha que “tem perfil de turismo sustentável”.


fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

2 respostas para “Só 3 vereadores respondem questionário sobre Jundiaí”

  1. Avatar Raul disse:

    Muito boa a iniciativa do José Arnaldo de Oliveira, porém faltou a cooperação dos vereadores…
    A cobrança da sociedade civil pode ajudar e muito nessa cooperação…

  2. Avatar arnaldo disse:

    A edição resumiu um pouco demais os tópicos… coloquei as respostas um pouco mais detalhadas em http://sincronic.sites.uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/so-3-vereadores-respondem-questionario-sobre-jundiai/