Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Sobre nós

O Movimento Voto Consciente Jundiaí foi criado com a finalidade de incentivar e desenvolver ações de promoção da cidadania e de inclusão social, especialmente por meio do acompanhamento do Legislativo, ações de educação política e articulação entre os setores privado, público e cidadão, para o fortalecimento de canais e espaços de participação e incidência em políticas públicas.

Histórico: Desde setembro de 2006 o coletivo do Movimento Voto Consciente Jundiaí, que foi formado a partir de uma célula de trabalho da CIESP local, vem acompanhando todas as sessões ordinárias da Câmara. Desde então tem produzido balanços anuais da produção legislativa municipal para fornecer aos eleitores subsídios e referência para a escolha consciente dos candidatos. Já foram pelo menos cinco balanços de trabalho legislativo e do grau de transparência do site institucional da Casa de Leis.

Parcerias: O movimento participa ativamente da Rede Social Jundiaí, animada pelo SENAC e que reúne uma dezena de organizações sociais em torno da agenda do desenvolvimento local e fortalecimento do terceiro setor. Temos sido parceiros para a construção dessa rede na cidade e, desde o começo, temos promovido campanhas e ações de forma articulada com grupos ambientalistas, coletivos jovens e culturais de Jundiaí. Outros parceiros em projetos são a Cúria Diocesana, OAB 33ª Seção de Jundiaí, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região (AAPJR) e diversas outras entidades e ONGs da cidade.

Ações: O grupo realizou, nestes cinco anos, diversos eventos, oficinas, fóruns e debates de problemas e propostas para a cidade. Dentre eles, destacam-se o debate eleitoral com candidatos a prefeito, com presidentes de partidos e com os candidatos a presidente da Câmara. Em 2010 conduzimos campanha municipal por um Plano Diretor Participativo que reuniu mais de 3.000 assinaturas em petição física (papel), conseguindo a convocação de duas audiências públicas, além da facilitação de uma Audiência Cidadã com a presença de Nabil Bonduki.

Campanhas: Além disso, o grupo lançou e promove na cidade duas importantes ferramentas de promoção de cidadania que vêm ganhando visibilidade nacional (Adote um Vereador e Cidade Democrática), contado com a participação de seus dois idealizadores nos eventos de lançamento realizados na cidade: Milton Jung, âncora da Rádio CBN e Rodrigo Bandeira, empreendedor social e mestre em Administração Pública pela FGV-SP.

Em 2011 lançamos o Concurso Cidadonos, concurso que premiou as melhores ideias e propostas para transformar Jundiaí na cidade dos sonhos dos seus moradores e que contou com a participação de mais de 3.600 cidadãos. É a principal estratégia do movimento Voto Consciente Jundiaí para estimular a participação política do cidadão não organizado, apontando problemas e criando propostas para melhorar a cidade.

Voluntarias:

Bruna Maria Silva Quirino

Bruna Maria Silva Quirino

Marcia Pires

Marcia Pires

Celso Cremer Júnio

Celso Cremer Júnio

Equipe Voto Consciente