Sorocaba recebe três vezes mais do Estado que Jundiaí
Segunda-feira, 13 de abril de 2009 05:18
Entre as 195 cidades com prefeitos do PSDB, Jundiaí está em 41º em repasses
Julianna Granjeia
Ao todo, em 2008, o Estado mandou R$ 1.582.751,08 para Jundiaí. Sorocaba, que teve o prefeito tucano Vitor Lippi reeleito, recebeu no mesmo período R$ 4.990.656,76.
Os valores foram divulgados na semana passada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e ainda não computam auxílios, subvenções e contribuições diversas.
A cidade do Interior com prefeito do PSDB que mais recebeu verba do Estado foi São José dos Campos, R$ 8.490.758,74.
A área que mais recebeu investimento do Estado, em Jundiaí, foi a educação. De acordo com o TCE, o governo destinou no ano passado, R$ 746.339 para uma parceria educacional entre Estado e município.
A saúde vem em segundo lugar. A secretaria estadual repassou R$ 253.692,08 para apoio à atenção básica de competência.
A Secretaria do Estado de Economia e Planejamento deu R$ 230 mil para fomento ao desenvolvimento regional.
A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, por meio do programa São Paulo do Lazer e do Esporte, repassou R$ 100 mil para Jundiaí.
Já a Secretaria do Estado de Assistência e Desenvolvimento Social destinou R$ 91.440 para o programa de Proteção Social Básica e R$ 161.280, para o de Proteção Social Especial.
Sem explicações
O BOM DIA enviou, na terça-feira, uma solicitação para a assessoria da prefeitura pedindo a especificação dos programas contemplados pelo governo do Estado.
No entanto, até quarta-feira à noite, último dia de expediente da prefeitura antes do feriado, não houve resposta.
fonte: BOMDIA
Isso demonstra que Sorocaba tem mais força política do que a cidade de Jundiaí, forças estas que deveriam ser desempenhadas pelo executivo e legislativo, diga-se de passagem, a cidade de Jundiaí parece estar hibernado não vi mudanças significativas nas ações de nosso legislativo e executivo nestes “cem dias” de 2009.
É lógico que devemos dar mais tempo a nossos representantes, mas esperava mais ação e menos Marketing.