Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

TRIBUNA LIVRE

Publicada em 21/02/2018 às 17:28 | por Comunicação Voto Jundiaí

Na sessão ordinária de ontem, o projeto de resolução que propunha alterações para a tribuna livre foi retirado. Após diversas conversas com sindicatos e entidades da cidade, o vereador Douglas Medeiros decidiu retirar a proposta.

Avaliamos como muito positiva a atitude do vereador e a sua fala sobre o assunto. Apresentamos, em reunião na semana passada, que qualquer mudança de grande impacto na dinâmica dos trabalhos da Câmara Jundiaí aí deve contar com uma ampla consulta pública, em primeiro lugar. A audiência pública é uma ferramenta de participação fundamental para a adoção de políticas públicas.

Colocamos também que mudanças na sessão ordinária afetam a sua dinâmica como um todo, e que a mudança do momento de realização da tribuna livre não seria algo pontual. É preciso pensar o formato geral das sessões ordinárias para que ela permita um diálogo mais produtivo e sempre respeitoso entre os representantes eleitos e a sociedade.

O MVCJ tabula há 12 anos a quantidade de pessoas presentes ao longo da sessão em nossas planilhas de acompanhamento. De acordo com levantamento que fizemos, de 2016 e 2017, o que temos em termos de público presente às terças-feiras, contando a participação direta da população, é que a quantidade de pessoas entre as 18h e 19h cai. Este decréscimo continua acontecendo, de forma significativa, das 19h para as 20h e 21h. Este ponto tem que ser levado em consideração, seriamente, para que se reflita sobre quais mudanças poderiam ser mais adequadas para o andamento dos trabalhos das sessões ordinárias.

Defendemos a permanência da realização da tribuna livre no começo da sessão, porém, entendemos também que é preciso pensar em algumas mudanças para que os trabalhos da nossa Casa de Leis continuem melhorando.

Desde o ano passado, o MVCJ e o Observatório Social de Jundiaí tem trabalhado na segunda edição das Metas Legislativas, um conjunto de propostas para aprimorar alguns pontos no trabalho da Câmara Municipal, sendo pautado em três eixos: gastos, transparência e participação. A nova proposta foi apresentada em dezembro de 2017, e esperamos avançar na construção dessas mudanças junto à Câmara, aos vereadores e à sociedade.

Comunicação Voto Jundiaí

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/tribuna-livre/