Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

TSE dá cadeira a Bigardi

Publicada em 20/03/2009 às 10:26 | por Voto Consciente Jundiai

DEPUTADO ESTADUAL

20/3/2009

O ministro presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Arnaldo Versiani, decidiu, ontem, que o engenheiro de Jundiaí, Pedro Bigardi (PCdoB), assuma cadeira de deputado estadual na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Desde o início do ano, o político de Jundiaí trava batalha jurídica para ocupar a vaga.

No início do ano, o presidente da Assembléia, Vaz de Lima (PSDB), empossou quatro dos sete políticos que substituíram deputados eleitos prefeitos em 5 de outubro de 2008. Porém, Bigardi – quarto suplente – foi ignorado para que Carlos Neder (PT) – quinto suplente – ficasse com a vaga.

A polêmica refere-se à migração partidária do político de Jundiaí em 2007 – Bigardi trocou o PT pelo PCdoB. Ele não teria justificado a troca, o que configuraria infidelidade partidária.

Versiani, no entanto, citou o ato de Vaz de Lima como um erro. “Lamentavelmente, a autoridade (Vaz de Lima) editou o Ato, convocando para tomarem posse como deputados estaduais a 3º Suplente Beth Sahao, e o 5º Suplente Carlos Neder, desrespeitando a ordem de suplência, a soberania popular”, analisou.

“A eventual perda de mandato não se traduz em conseqüência automática, derivada do ato de desfiliação partidária”, afirmou em sentença. “Sempre poderá ser invocada pelo parlamentar a ocorrência de qualquer uma das situações definidas como ‘justa causa’ , capazes de justificar e conferir legitimidade ao ato de migração.”

O mesmo ministro já havia determinado remessa ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) de pedido feito por Bigardi para dar ao político o direito de assumir até que fosse analisada a troca de partido em âmbito judicial. A orientação, no entanto, não foi seguida pela Assembléia Legislativa. “Foi um alívio. Estou há dois meses e meio brigando por algo que é básico”, disse Bigardi ontem, por telefone.

O engenheiro aguarda publicação do seu nome no Diário Oficial do Estado para assumir. Agora, o PT deve entrar com outro processo para pleitear a vaga a Néder.

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/tse-da-cadeira-a-bigardi-2/