Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Uma festa como a gente merece.

Publicada em 10/02/2013 às 16:11 | por Ede Galileu

Lembro-me ainda de quando era criança e frequentava a Festa da Uva de Jundiaí, é claro que faz um tempinho, mas me lembro de algumas coisas, como atrações voltadas para o público infantil, muita família, exposições de uvas e shows muito legais à noite também. O problema é que de um tempo pra cá, as coisas mudaram, faz um bom tempo que não acontecia mais aquela Festa da Uva.

No ano passado, em uma ocasião, eu questionei a Secretaria de Cultura (na época, a Sra. Penha Camunhas) sobre isso, achando que seria responsabilidade da Secretaria de Cultura de Jundiaí, então ela me explicou que muita gente andava questionando isso, mas que a Festa da Uva na verdade era realizada pela Associação Agrícola de Jundiaí, e que eles, por não entenderem do assunto, contratam uma empresa especializada em organização de eventos, inclusive decidindo as atrações, que, gosto pessoal à parte, só contemplava um tipo de público, não havia diversidade.

Por este motivo, não frequentei as últimas edições da Festa da Uva, mas inevitavelmente ouvia relatos de gente que passava por lá, relatos que não me deixavam muito feliz por assim dizer, como brigas e confusões nos shows à noite ou da quantidade de adolescentes que tinham que ser socorridos por motivo de ingestão de bebidas alcoólicas.

Então, no ano passado ainda a Sra, Penha me deu a feliz notícia de que a programação cultural da Festa da Uva voltaria a ser responsabilidade da Secretaria da Cultura de Jundiaí, mais uma prova de que a pressão popular funciona. Então começaram a planejar a 30ª Festa da Uva de Jundiaí para 2013, a ideia era valorizar o artista de Jundiaí (que alias tem muitos) e não cobrar entrada.

Chegou 2013, mudança de gestão na cidade e os novos responsáveis tinham a difícil missão de dar continuidade a esta mudança nos rumos da mais tradicional festa da cidade. Missão que, só quem visitou a festa, pode confirmar que foi cump8425963215_eb50824587_crida.

Foi muito bom ver tantas famílias passeando pela festa, a organização estava muito boa, a praça de alimentação valorizava as regiões da cidade, as exposições e vendas de frutas bem organizadas, tinha uma área destinada para crianças com brinquedos infláveis onde elas poderiam se divertir, a programação estava excelente, tinha atrações para todo gosto, crianças, adolescentes e adultos, não havia intervalo, enquanto acabava uma atração aqui, começava outra ali.

Curioso que sou, conversei com muita gente perguntando sua opinião, e posso afirmar que não ouvi uma reclamação, desde artistas que ficaram muito felizes por ter seu espaço, passando por expositores lá e amigos que só foram visitar mesmo.

Foi muito legal saber de histórias como de barracas da praça de alimentação que tinham que se virar pra ir buscar matéria prima porque vendiam muito mais do que o esperado amigos dizendo que passaram o dia lá e não queriam ir embora ou de uma funcionária do SAMU que ficou muito admirada por não ter feito um atendimento sequer por causa de álcool nos sete dias da festa.

Bom, sei que sempre vai ter quem não tenha gostado por um motivo ou outro, antes mesmo da festa, li alguns comentários em redes sociais de gente “torcendo contra” e prevendo que não daria público por não ter nenhuma atração “global do momento”. Só espero que estas pessoas que achavam isso puderam ver que o público foi muito bom, e como disse o Sr. Eufradísio Modesto várias vezes durante a festa; -“Este ano a festa volta a valorizar seus dois personagens principais, a uva e a família”.

Avatar
Últimos posts por Ede Galileu (exibir todos)

Leia mais sobre Outros

Uma resposta para “Uma festa como a gente merece.”

  1. Avatar Isabella Baroni disse:

    A Festa da Uva este ano foi muito boa. Além das comidas típicas deliciosas (inclusive, trabalhei na barraca da festa portuguesa e prestigiei outras como a Nipo-brasileira), as atrações culturais estavam DEMAIS!
    O maracatu mobilizando os passantes, os artistas recitando poemas e encenando em meio à praça de alimentação…
    Foi tudo ótimo! Que esta seja uma das milhares de festas da Uva que valorizam a cultura jundiaiense!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/uma-festa-como-a-gente-merece/