Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Veja o que o Prefeito disse sobre as doze propostas do Cidadonos

Publicada em 14/03/2014 às 17:29 | por Voto Consciente Jundiai

Os relatos abaixo não correspondem à resposta oficial da Prefeitura, que está sendo elaborada. Nesta terça-feira, como já relatamos aqui, apresentamos oficialmente as doze propostas vencedoras do Concurso Cidadonos 2013 para o Prefeito Pedro Bigardi, que fez breves comentários indicando quais se relacionam com ações de governo e quais são novas ou não têm ações específicas em andamento.

Um dos principais resultados da reunião foi o encaminhamento acertado com o gabinete para um diálogo mais forte dos envolvidos com cada uma das onze propostas referentes ao Executivo (uma delas é voltada para a Câmara) com os respectivos setores de governo.

Veja o que o Prefeito disse sobre as doze propostas do Cidadonos:

  • Criar o Parque Linear do Guapeva e nadar nos rios de novo! – Secretaria indicada: Planejamento e Meio Ambiente
    Proposta já está sendo estudada na Secretaria de Planejamento. Há ações pensadas para três trechos (Das nascentes até a CICA; da CICA até a Ponte Torta; e da Ponte Torta até a Argos). Foram detalhadas as ações para o último trecho, em que se pretende fazer um novo acesso viário da Dr. Cavalcanti para a JJ Rodrigues (fluxo que vem da Duratex/Ponte São João) o que vai possibilitar o fechamento daquele pequeno trecho aos pés do Monte Castelo. Esta área receberá equipamentos de lazer. Para os outros dois trechos ainda não há ações definidas, mas foi garantido que não há nenhum protocolo de projeto para a área da CICA, apenas uma reunião do proprietário para receber informações (não fois equer pedido de diretriz) e manifestar interesse em um empreendimento comercial. A parte da ponte torta está dentro do plano de trabalho até o ano que vem (2015 – parece que foi prometido para o bloco da ponte torta), os outros trechos serão entregues até o final do mandato. A área do Línea até esse ano.
  • Revitalização do Centro de Jundiaí como espaço de cultura e lazer. – Secretaria indicada: Gabinete do Prefeito
    É ação e objetivo de governo. Há uma série de ações, algumas já iniciadas e outras pensadas, mas ainda há grande fragmentação com as secretarias pensando e desenvolvendo sem integrar em um plano único. É objetivo do Prefeito articular as ações e publicar um projeto único para o centro no final de abril. Dos três pontos mais concretos observados, vê com rápida implementação a “sinalização histórica e cultural”, até o final do ano a reforma e reabertura (mesmoque parcialmente) com Centro das Artes incluindo o Atelier Público e vê o cinema popular do centro no formato de cineclube e de apresentações ao ar livre.
  • Mais investimento na segurança em Jundiaí – Secretaria indicada: Gabinete do Prefeito
    As ações em segurança pública com cidadania avançaram com o fortalecimento do Gabinete de Gestão Integrada sendo fortalecido e a Prefeitura tem apoiado as polícias (prédios, terreno), além de novos guardas municipais. As bases da guarda nos bairros foram prometidas até o final deste ano e o videomonitoramento é visto como bem montado. Não há ações pensadas ainda sobre os mediadores sociais (um dos pilares do PRONASCI), mas há interesse em incorporar como ação. Também já há um estudo sobre o mapa da violência, mas ele ainda não é público.
  • Sustenta Jundiaí! – Projeto de Sustentabilidade – Secretarias indicadas: Obras e Planejamento e Meio Ambiente
    A revisão dos códigos de obra, micro e macrodrenagem, do plano diretor (que acontece até o fim desse ano) e de outros planos relacionados estão em andamento. Há uma oportunidade muito boa de incluir e debater estes pontos e há o interesse de incorporar as sugestões da proposta e dos alunos nestes planos pois vai na mesma direção de propostas que estão pensadas para o reúso de água, de resíduos e plantio de árvores.
  • Criar o Jardim Botânico do Retiro! – Secretaria indicada: Planejamento e Meio Ambiente
    Há uma outra área pensada para Jardim Botânico, no Gramadão, por já ter árvores e também ter sido demandada pelos moradores em abaixo-assinado. No entanto, o Prefeito concordou com a centralidade da área indicada (como porta de entrada para os bairros da região e com possibilidade de se transformar em um centro de comércio e serviços já que tem o novo BOA com muitas lojas, o Diógenes, o Cemitério ds Ipês etc. Nenhuma ação está pensada para aquela área neste formato, mas se interessou em abrir diálogo com os alunos e com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

 

Propostas que trazem uma ideia nova ou que ainda não têm uma política/ ação específica em andamento.

  • Política integrada de defesa da Infância e Juventude em Jundiaí – Secretaria indicada: Gabinete do Prefeito
    A Prefeitura ainda está em uma agenda mais reativa, sem uma política mais estrutural de saúde mental pensada e tendo de ofertar leitos (em convênios particulares de alto custo) para responder a mandados. Há interesse em debater diretamente com os autores da proposta para entender como pode apontar para uma política mais preventiva. Sobre a instalação da Vara, não há nenhuma ação que esteja em andamento, mas também há interesse de incorporá-la.
  • Fortalecer a preparação para o vestibular nas escolas públicas – Secretaria indicada: Gabinete do Prefeito
    Há uma dificuldade em perceber que ações municipais poderiam ser feitas e não há nenhuma ação em andamento. Mas há interesse em dialogar com os autores e pensar concretamente ações que entendam a governança estadual das escolas, mas inovem do ponto de vista municipal. Havia uma proposta de cursinho popular gratuito que surgiu durante a campanha, mas a ideia não avançou. Pode haver parceria com a escola de governo.
  • Construção Casa de Parto em Jundiaí Secretaria indicada: Saúde
    Segundo o prefeito, a unidade que está ligada à prosposta é o Hospital Universitário, mas a parcela da gestão do executivo nessa unidade ainda é pequena. Não há conhecimento mais a fundo sobre essa política, mas ficou o interesse de conversar sobre a proposta com os autores.
  • Hortas, Pomares, Agroflorestas Urbanas e suas Intervenções – Secretaria indicada: Planejamento e Meio Ambiente
    Está dentro do plano de governo recuperar todo tipo de espaço público, Há o cuidado com as àrvores plantadas no projeto, mas ainda não há o aprofundamento do debate de planejamento e ações para cada local com o seu entorno (moradores, empreendimentos, etc.) No entanto, ficou o interesse de se pensar melhor nesse ponto, que casa com a proposta de gestão democrática de praças, parques e outras áreas públicas.
  • Gestão democrática de praças, parques e outras áreas públicas – Secretaria indicada: Planejamento e Meio Ambiente
    Tem sido uma diretriz de trabalho a ser seguida pela Secretaria de Planejamento, mas não há uma normatização ou regra clara, nem foram apontadas ações claras para isso. Foi manifestada a prioridade sobre as áreas públicas e a qualificação das praças, manifestando que há interesse em pensar ações mais específicas para a gestão democrática. Citamos Projeto de Lei que está em tramitação na Câmara de São Paulo como exemplo.
  • Programa Nota Fiscal Jundiaiense
    Ainda não há uma ação pensada sobre isso, mas é viável. Há interesse de pensar alguma ação.

 

  • Câmara Municipal precisa se adequar à Lei de Acesso à Informação e ter dados abertos! – Esta proposta é para o Legislativo e não foi debatida, apenas foi comentado que há ações da Prefeitura para aderir ao Brasil Transparente.
Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/veja-o-que-o-prefeito-disse-sobre-as-doze-propostas-do-cidadonos/