Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Vem aí o mutirão de cirurgias para reduzir filas de pacientes

Publicada em 17/01/2009 às 23:10 | por Voto Consciente Jundiai

SAÚDE

17/1/2009

FABIANO MAIA Tânia Pupo esteve em reunião durante toda a sexta-feira

Tânia Pupo esteve em reunião durante toda a sexta-feira

Desafogar as filas de cirurgias eletivas (principalmente de baixa complexidade) e de consultas e exames com especialistas está entre as principais metas da nova secretária de Saúde de Jundiaí, Tânia Pupo. Em sua primeira entrevista no cargo, ela revelou que ações integradas, como mutirões, seriam programadas para solucinar pelo menos parte do problema.

A secretária enfatizou ter participado de rápida reunião com o prefeito e Juca Chaves Rodrigues (Casa Civil), que ocupou a pasta no mandato anterior. “Preciso de pelo menos três meses para fazer um diagnóstico com os dados detalhados da secretaria”, prevê.

Uma reunião com representantes dos hospitais São Vicente de Paulo e Universitário, além da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), aconteceu ontem para tratar do tema. “Duas diretoras estão levantando os números das filas e os tipos de necessidade. Os dois hospitais já estão à disposição para trabalhar na proposta de redução das filas.”

Juca afirmou que continua em conversação com Tânia. “Passei tudo o que senti quando estive à frente da pasta. Já falamos dos planos e objetivos e discutimos o orçamento deste ano. Ela (Tânia) terá condições de fazer um grande trabalho e aperfeiçoar ações para a atenção básica da saúde”, afirma Juca.

O secretário da Casa Civil adiantou que o prefeito Miguel Haddad (PSDB) pretende disponibilizar mutirões na cidade para zerar a fila de espera na atenção secundária – exames de especialidades e cirurgias eletivas de baixa complexidade. “No caso de neurologistas, por exemplo, há uma grande demanda nesta área e temos poucos profissionais. Vamos fazer mutirões para zerar as filas”, garante Juca.

Já está nas mãos da enfermeira o levantamento da ouvidoria do município que demonstra a demora do atendimento em consultas com especialistas e marcação para cirurgias eletivas como os maiores problemas a serem enfrentados. Além da atenção no setor secundário, a Saúde de Jundiaí deve ampliar a cobertura nas Unidades Básicas (UBSs).

Tida como o ponto fraco do governo anterior, a pasta necessita, ainda, segundo a secretária, discutir estruturas hospitalares, leitos e áreas de atendimento ambulatorial.
“Investir nessas áreas é nosso grande desafio”, disse Tânia Pupo, que é formada pela turma de 1975 da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e dá aulas de saúde coletiva na própria Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

Surpresa – A enfermeira não estava na lista de nomes pretendidos pelo prefeito Miguel Haddad (PSDB) até pouco tempo. Tanto que foi convidada apenas nesta semana. “Foi uma supresa para mim, não tive nem tempo para pensar. Agora, estou redirecionando a minha vida. “Sou técnica e não trabalho sem planejamento estratégico. Acho preferível sanarmos os problemas com calma a ficar ´atirando para todo o lado, sem eficiência nenhuma”, definiu.

THIAGO GODINHO E DANEILE RUIZ

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/vem-ai-o-mutirao-de-cirurgias-para-reduzir-filas-de-pacientes/