Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Vereadores da Câmara retornam ao CDP

Publicada em 21/12/2009 às 10:44 | por Voto Consciente Jundiai

>COMISSÃO DE SEGURANÇA

21/12/2009

ARQUIVO JJ Paulo Sérgio e Bardi (à frente) participaram da segunda visita às obras do CDP

Paulo Sérgio e Bardi (à frente) participaram da segunda visita às obras do CDP

Os vereadores que integram a Comissão de Segurança da Câmara de Jundiaí visitam pela terceira vez, nesta quarta-feira a partir das 15 horas, as obras do Centro de Detenção Provisória (CDP) no bairro Tijuco Preto. Assim como nas anteriores, a visita não poderá ser acompanhada pela imprensa, segundo os parlamentares, por motivos de segurança.

De acordo com o delegado e também vereador Fernando Bardi (PDT), esta terceira visita terá a mesma função das outras acompanhadas por ele: fiscalizar as obras e exercer pressão para que o CDP fique pronto dentro do prazo. “Sem dúvida, as chuvas têm sido um grande empecilho. Mas, de qualquer forma, as obras já estão bem adiantadas e, da última vez que estivemos lá, dois dos quatro pavilhões já estavam praticamente prontos, assim como o prédio da administração”, comenta.

Segundo Bardi, a expectativa é de que o prazo de entrega seja efetivamente cumprido e que o CDP esteja finalizado em março do ano que vem. No entanto, para o delegado-vereador, uma das maiores preocupações dos legisladores jundiaienses refere-se à desativação do cadeião localizado no bairro do Anhangabaú.

Já o vereador Antônio Carlos Pereira Neto (Doca, PP) – que participou apenas da primeira visita e confirmou presença nesta quarta – diz que, além do atraso decorrente das chuvas, possíveis reclamações dos moradores da região do CDP, relacionadas à rede de esgoto, também podem ter atrasado o processo. “Acredito que as providências cabíveis já tenham sido tomadas e que as obras estejam bastante adiantadas. Nossa função, enquanto legisladores, é de apenas fiscalizar a construção e cobrar resultados”, explica Doca.

Preocupação – O prefeito Miguel Haddad (PSDB) declarou recentemente, em entrevista ao JJ Regional, que uma das suas metas é conseguir a desativação total do prédio do cadeião do Anhangabaú. “Estive nas Secretarias de Segurança Pública e na de Administração Penitenciária e solicitei para que, assim for iniciado o CDP, seja desativado o cadeião. Temos o compromisso formal do secretário de que o cadeião será desativado.

E mais do que isso: pedimos que o prédio venha para o município. Mas ainda não sabemos o que deverá ser ali”, afirmou o prefeito. Para Bardi, esta desativação do prédio do cadeião é imprescindível. “Temos muito receio de que, com a transferência dos detentos do Anhangabaú para o CDP, a cadeia pública venha a ser cotada para abrigar as detentas de Itupeva.

Isso seria um tremendo contrasenso. Por isso, acredito que o cadeião já cumpriu a sua função na cidade e que só lhe resta agora ser totalmente desativado”, completa o delegado-vereador.

RENATA REITER

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/vereadores-da-camara-retornam-ao-cdp/